EDUCAÇÃO EM SAÚDE
ESTUDOS COM FOCO NO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO APOIO DA PREVENÇÃO E CONTROLE DA SAÚDE DE ADULTOS
Resumo
O foco deste trabalho foi revisar a literatura acadêmica acerca do tema Educação em Saúde, dando ênfase às Tecnologias Digitais, principalmente aplicativos para smartphones, chamados APPs. A pesquisa abrangeu estudos acadêmicos, teses e dissertações produzidos no Brasil entre os anos de 2010 e 2021. A busca foi realizada na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes. No total, foram localizados 989 trabalhos que, ao aplicar os critérios de exclusão e os títulos repetidos restaram 121 trabalhos. Destes, 28 trabalhos foram lidos e incluídos, 22 dissertações e 6 teses. Os resultados mostram que existem diversos programas de pós-graduações, principalmente no Sudeste e Sul do Brasil, preocupados em estudar e respaldar cientificamente os APPs voltados para a área da Educação em Saúde.
Referências
BARBOSA, M. L. K. A educação em saúde apoiada por um sistema mHealth: foco no tratamento da obesidade em adultos. 2019. Tese (Doutorado Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.
BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES (BDTD). Ibict. Disponível em: https://link.ufms.br/JFQE3. Acesso em: 12 dez. 2021.
BRASIL. Diretrizes de Educação em Saúde visando à Promoção da Saúde: documento base - documento I/Fundação Nacional de Saúde. Ministério da Saúde. Brasília: FUNASA, 2007. Disponível em: https://link.ufms.br/ZQlwi. Acesso em: 20 nov. 2021.
CAMPOS, L. B. de. Design participativo para o envelhecimento saudável. 2021. Dissertação (Mestrado Programa de Pós-Graduação Associado em Gerontologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021.
CATÁLOGO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA CAPES. Disponível em: https://link.ufms.br/NEDSQ. Acesso em: 10 dez. 2021.
FIGUEIREDO, M. F. S.; RODRIGUES-NETO, J. F.; LEITE, M. T. S. Modelos aplicados às atividades de educação em saúde. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v .63, n. 1, p. 117-121, 2010.
MARTINS, A. S. R.; QUINTANA, A. C. Fatores que Influenciam a Intenção de Uso de um APP na Educação Superior. XIX USP International Conference in Accounting, São Paulo, 24 a 26 de julho de 2019.
MENDES, K. Dal S.; SILVEIRA, R. C. de C. P.; GALVÃO, C. M. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Revista Texto Contexto Enfermagem, Florianópolis, v. 17, n. 4, p. 758-764, 2008.
OLIVEIRA, L. M. R. Tecnologia m-health e letramento em saúde na prevenção e controle da obesidade em adultos. 2017. Dissertação (Mestrado Programa de pós-graduação em Saúde Coletiva) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2017.
ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DE SAÚDE - OPAS. e-HEALTH Strategy and Plano for Action (2012-2017). PAHO, Washington, p. 1-26, 2011. Disponível em: https://link.ufms.br/Q7Eet. Acesso em: 10 jan. 2022.
OPAS (ORGANIZAÇÃO PANAMERICANA DE SAÚDE). Doenças crônico-degenerativas e obesidade: estratégia mundial sobre alimentação saudável, atividade física e saúde. Brasília: OPAS, 2003. Disponível em: https://link.ufms.br/gj9dE. Acesso em: 20 nov. 2021.
PORTO, M. C. E. Educação Física e Educação em Saúde: Efetividade de diferentes intervenções na mudança de comportamento relacionado a atividade física de usuários da Atenção básica de saúde. 2018. Dissertação (Mestrado Programa de pós-graduação em Educação Física) – Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2018.
SANTOS, A. da S. Educação em saúde: reflexão e aplicabilidade em atenção primária à saúde. Online Brazilian Journal of Nursing, [S. l.], v. 5, n. 2, 2006.
SCHERER, F. C. Efetividade de intervenções de educação em saúde e dança de salão na saúde metabólica, nível de atividade física, capacidade cardiorrespiratória e hábitos alimentares em mulheres idosas. 2020. Tese (Doutorado Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEL-UEM) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2020.
TAGLIETTI, M. Efetividade da Fisioterapia aquática comparada à Educação em Saúde sobre a dor, função, qualidade de vida e depressão em indivíduos com oxteoartrite de joelhos: ensaio clínico aleatório. 2016. Tese (Doutorado Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEL-UEM) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2016.
UNESCO. Policy guidelines for mobile learning, 2013. 41 p. Disponível em: https://link.ufms.br/59RQw. Acesso em: 10 jan. 2022.
WHO (World Health Organization). eHealth. Genebra: 2011. Disponível em: https://link.ufms.br/bToOA. Acesso em: 10 jan. 2022.
Copyright (c) 2023 Revista Edutec - Educação, Tecnologias Digitais e Formação Docente
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Edutec utiliza como base a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, pois acredita na importância do movimento do acesso aberto nos periódicos científicos, como Open Archives Initiative.
Ao submeter um texto à revista os autores concordam com os seguintes termos:
- Os autores concordam em licenciar os trabalhos aceitos para publicação sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
- Com o licenciamento em CC-BY 4.0, os autores mantém os direitos intelectuais sobre o texto e concedem à Revista Edutec o direito de primeira publicação.
- Os autores concordam em autorizar o envio e indexação dos textos de sua autoria em bases de dados e portais de informação acadêmica e científica.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, em páginas pessoais e redes sociais acadêmicas, após o processo editorial, desde que sejam respeitadas as formas de licenciamento e apresentação do texto, além da indicação do local de origem de publicação, no caso, o link para a Revista Edutec.
- Os autores dos trabalhos publicados na Revista Edutec são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
- Todos os trabalhos submetidos à Revista Edutec que possuírem em seu corpo imagens, fotografias, figuras em que estejam registradas imagens de seres humanos, devem vir acompanhados de Termo de Autorização de Uso de Imagem, do membro participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com dados e assinatura dos mesmos.