Refletindo sobre educação inclusiva na era das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDIC

Palavras-chave: Educação Inclusiva, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Formação de Professores/as, Desenho Universal para a Aprendizagem

Resumo

A partir da interseção da área de formação de professores/as (FP) e dos estudos acerca das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs), ambas pensadas para a educação inclusiva (EI), o artigo apresenta um recorte dos estudos realizados no Curso de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI), destacando autores como Vygotsky, Freire, Moran e Lemos. Reflete o compromisso com uma educação para todo(a)s, utilizando as TICs como recursos que representam direitos humanos fundamentais, visto que podem contribuir para o processo de uma educação emancipatória a partir do contexto sócio-histórico-cultural em que os/as agentes (estudantes, educadores/as) estão inseridos (Freire, 1970); (Vygotsky, 2001a, 2001b). As novas tecnologias já fazem parte do cotidiano dentro e fora da escola e não convém ser ignoradas pelos educadores/as. Dessa forma, buscamos refletir sobre as mudanças culturais que vêm ocorrendo e o papel da educação para ressignificar práticas, tornando-as mais inclusivas e democráticas, a partir da consideração das possibilidades de utilização dos recursos tecnológicos. A crescente demanda no número de alunos com deficiência e transtornos no espaço escolar impõe desafios aos profissionais da educação e exige o repensar das práticas pedagógicas para que sejam realizadas as adequações e mudanças necessárias para contemplar todas as pessoas. Dentre as propostas inclusivas discutidas neste artigo, pensadas e refletidas para atender à diversidade humana e os contextos de aprendizagem estão as contribuições advindas do Desenho Universal para Aprendizagem - DUA - revelando, por um viés social, princípios de equidade, de valorização das diferenças e do cuidado ético com o outro e preconizando o rompimento de barreiras nesse processo.

Biografia do Autor

Luciana Lemos Medici, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

Mestra em Educação Inclusiva pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (2025). Pedagoga pela Universidade Federal Fluminense - UFF (1996), pós graduada em Atendimento Educacional Especializado pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2012). Possui especialização em Deficiência Intelectual pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2010), especialização em Supervisão Educacional e Inspeção Escolar pela Universidade Católica de Petrópolis - UCP (2004) e Especialização em alfabetização para estudantes com deficiência pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR (2021). Professora com experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Inclusiva. Atualmente faz parte da equipe de educação inclusiva na coordenação de educação da Secretaria Municipal de Educação de Macaé no estado do Rio de Janeiro e atua como professora do atendimento educacional especializado no município de Rio das Ostras - RJ.

Sueli Salles Fidalgo, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

Licenciada em Letras (português-inglês pela UFF), Sueli é professora do curso de Licenciatura em Letras Português-Inglês; do Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência (PPGESIA) e do Programa de Mestrado em Educação Inclusiva (PROFEI) na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), onde orienta trabalhos de iniciação científica, conclusão de curso, mestrado, doutorado e pós-doutorado que enfoquem a formação de professores, especialmente os que investigam a educação inclusiva e as necessidades educacionais específicas. Seus trabalhos estão embasados na teoria histórico-cultural, na compreensão da linguagem como fenômeno social e dialógicos e na abordagem onto-epistemológica da pesquisa crítica de colaboração. É (pós)doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP.

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Publicado
2025-12-01
Como Citar
MEDICI, L. L.; FIDALGO, S. S. Refletindo sobre educação inclusiva na era das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDIC. Revista Edutec - Educação, Tecnologias Digitais e Formação Docente, v. 5, n. 1, 1 dez. 2025.
Seção
Artigos Científicos