Refletindo sobre educação inclusiva na era das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDIC
Resumo
A partir da interseção da área de formação de professores/as (FP) e dos estudos acerca das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs), ambas pensadas para a educação inclusiva (EI), o artigo apresenta um recorte dos estudos realizados no Curso de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI), destacando autores como Vygotsky, Freire, Moran e Lemos. Reflete o compromisso com uma educação para todo(a)s, utilizando as TICs como recursos que representam direitos humanos fundamentais, visto que podem contribuir para o processo de uma educação emancipatória a partir do contexto sócio-histórico-cultural em que os/as agentes (estudantes, educadores/as) estão inseridos (Freire, 1970); (Vygotsky, 2001a, 2001b). As novas tecnologias já fazem parte do cotidiano dentro e fora da escola e não convém ser ignoradas pelos educadores/as. Dessa forma, buscamos refletir sobre as mudanças culturais que vêm ocorrendo e o papel da educação para ressignificar práticas, tornando-as mais inclusivas e democráticas, a partir da consideração das possibilidades de utilização dos recursos tecnológicos. A crescente demanda no número de alunos com deficiência e transtornos no espaço escolar impõe desafios aos profissionais da educação e exige o repensar das práticas pedagógicas para que sejam realizadas as adequações e mudanças necessárias para contemplar todas as pessoas. Dentre as propostas inclusivas discutidas neste artigo, pensadas e refletidas para atender à diversidade humana e os contextos de aprendizagem estão as contribuições advindas do Desenho Universal para Aprendizagem - DUA - revelando, por um viés social, princípios de equidade, de valorização das diferenças e do cuidado ético com o outro e preconizando o rompimento de barreiras nesse processo.
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