O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA
Resumo
O pensamento computacional tem aparecido nas discussões que envolvem a formação de professores, visto que tanto a Base Nacional Comum de Formação (BNC-Formação), quanto a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) fazem, em seu texto, referências ao uso desse pensamento na prática docente. Assim, o objetivo desse trabalho é apresentar uma revisão de literatura com intuito de verificar como está sendo trabalhado o pensamento computacional na formação inicial e continuada do professor de matemática. O caminho metodológico adotado é da pesquisa bibliográfica de natureza exploratória, realizada na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Catálogo de Teses e Dissertações (CAPES) e no Google Acadêmico, os dez trabalhos apresentados nesse artigo representam um recorte dos estudos coletados em uma pesquisa de mestrado sobre o pensamento computacional na formação inicial do professor de matemática. Os estudos sobre a formação inicial revelam que a inclusão do pensamento computacional pode beneficiar o desenvolvimento da habilidade de resolução de problemas, promovendo uma compreensão mais profunda das conexões entre o pensamento computacional e o pensamento matemático. O resultado disso é uma melhoria na prática docente, além de que os estudos da formação continuada mostram os benefícios e impactos positivos no processo de ensino e aprendizagem quando o pensamento computacional é compreendido e integrado com a matemática, o que pode inspirar novas abordagens dos professores em sala de aula.
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