Principais tendências de investigação sobre educação aberta

Análise bibliométrica e mapeamento temático em níveis macro, meso e micro

Palavras-chave: Educação aberta, Compartilhamento do conhecimento, Objetivos De Desenvolvimento Sustentável, Acesso aberto, Ciência aberta

Resumo

Este estudo tem como objetivo mapear e analisar a evolução das publicações sobre educação aberta identificando temas, lacunas na literatura e oportunidades para futuras investigações. Para isso, foi realizado uma revisão bibliométrica com dados extraídos da base de dados Web of Science, no Core Collection, aplicando o filtro types documents e utilizando “open education” como termo de pesquisa. A busca foi limitada aos títulos para garantir o foco no conceito de educação aberta e na seleção de artigos relevantes. O estudo, de natureza quali-quantitativa, possui caráter exploratório e descritivo. O tratamento e a análise dos dados foram conduzidos nos softwares Microsoft Excel e VOSviewer. O estudo resultou em um corpus de 437 publicações, abrangendo o período de 1971 a 2025. Foram analisados o idioma, as áreas de pesquisa, palavras-chave, produção e citação dos autores, afiliação institucional, colaboração entre países, bem como os artigos e periódicos mais citados, oferecendo uma visão abrangente sobre as principais tendências e influências na área. Esta pesquisa reforça a relevância da educação aberta na democratização do conhecimento, contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustável e sua integração conceitual com a ciência aberta. As limitações metodológicas apontam para a importância de abordagens complementares que aprofundem a compreensão do tema. O estudo contribui para o avanço da área ao subsidiar investigações futuras e ao propor direções de pesquisa voltadas para inclusão, justiça e transformação social e na consolidação de práticas alinhadas à ciência aberta.

Biografia do Autor

Maria Lidiane Herculano Graciosa, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil

Doutoranda em Gestão da Informação na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Administração pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) e Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Bibliotecária da UFPR, atuando no serviço de referência, desenvolvendo ações de capacitação e treinamento em pesquisa acadêmica e normalização de trabalhos científicos. Membro do Grupo de Pesquisa em Ciência, Informação e Tecnologia (GP-CIT). Os interesses de pesquisa abrangem administração e educação pública, sustentabilidade em organizações, educação superior, ciência aberta e educação abertas, Massive Open Online Courses, Recursos Educacionais Abertos, gestão da informação e do conhecimento, metodologia da pesquisa e saúde mental na escola.

Fernanda Cristina Barbosa Pereira Queiroz, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil

Realizou o pós-doutorado em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação na Universidade Federal do Paraná (2015). Cursou a graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1997), o mestrado e o doutorado em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Santa Catarina (1999 e 2003). Foi Assessora de Planejamento Institucional, Coordenadora do curso de Graduação em Economia, Coordenadora de Pesquisa de Mercado e Coordenadora de Pesquisa e Pós-Graduação na Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC, 2000/2009). Desenvolveu consultoria para implantação de uma Universidade em Angola (África). Desde 2009 é professora do departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Foi coordenadora do curso de graduação em Engenharia de Produção e chefe do Departamento de Engenharia de Produção da UFRN. Foi fundadora do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Engenharia de Produção da UFRN. É docente do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação na Universidade Federal do Paraná. Tem experiência nas áreas de Métodos Quantitativos, Gestão Organizacional e Gestão da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão da inovação e do conhecimento, educação aberta, MOOCs e Educação Superior.

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Publicado
2025-12-09
Como Citar
GRACIOSA, M. L. H.; QUEIROZ, F. C. B. P. Principais tendências de investigação sobre educação aberta. Revista Edutec - Educação, Tecnologias Digitais e Formação Docente, v. 5, n. 1, 9 dez. 2025.
Seção
Artigos Científicos