A robótica educacional como recurso metodológico para o desenvolvimento de competências socioemocionais no Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55028/edutec.v5i1.23474

Palavras-chave:

Robótica educacional, Competências Socioemocionais, Tecnologias educacionais, Proposta pedagógica, Aprendizagem Baseada em Problemas

Resumo

Diante das constantes transformações sociais e tecnológicas, a escola do século XXI enfrenta o desafio de preparar estudantes não apenas para o domínio de conhecimentos cognitivos, mas também para o desenvolvimento de competências não cognitivas, por meio de metodologias de ensino inovadoras. Frente a esse contexto, o presente artigo questiona a inter-relação da robótica educacional com as competências socioemocionais, nos processos de ensino e de aprendizagem, no intuito de compreender como a robótica educacional pode contribuir para o desenvolvimento dessas competências que abrangem a comunicação, trabalho em equipe, resiliência, tomada de decisão, consciência social, entre outras. Para isso, tem-se como objetivo propor o uso da robótica educacional como recurso pedagógico, no desenvolvimento das competências socioemocionais de estudantes do Ensino Médio. A metodologia adota uma abordagem teórica, tendo a aprendizagem baseada em problemas como percurso didático, no qual os estudantes são desafiados a resolver problemas reais, colaborando entre si e refletindo sobre o desenvolvimento de suas competências. A pesquisa evidencia que a robótica educacional pode promover o desenvolvimento de competências socioemocionais, criando um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e significativo. Conclui-se que a robótica educacional, além de estimular o interesse pelos conteúdos escolares, contribui para a formação integral dos estudantes, conectando conhecimentos acadêmicos com habilidades essenciais para o século XXI. Ao promover a integração entre o cognitivo e o socioemocional, essa metodologia favorece uma educação mais humanizadora e alinhada às demandas contemporâneas.

Biografia do Autor

  • Lucilia Dias Furtado, Universidade Católica de Brasília, Brasília, DF, Brasil

    Doutoranda em educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB), Mestra em educação pela Universidade de Brasília (UnB) e Pedagoga pelo Centro Universitário de Maringá (UniCesumar). Possui MBA em Gestão Escolar (USP/ESALQ) e especializações em Ciências da Religião (PUCMinas) e Juventude no Mundo Contemporâneo (PUC/GO). Há mais de duas décadas na educação, com experiência na docência, coordenação pedagógica, gestão escolar, consultoria pedagógica e analista educacional de redes de ensino, trabalhando, entre outras áreas, com formação continuada, acompanhamento de equipes gestoras, materiais institucionais e implementação de processos curriculares. Atualmente, é pesquisadora bolsista da CAPES e membro do grupo de pesquisa Águia (UnB), com produção científica nas linhas de Políticas Públicas e Gestão da Educação, e Processo Educacional e Formação de Professores. 

  • Henrique Costa Almeida, Universidade Católica de Brasília, Brasília, DF, Brasil

    Aluno especial de Mestrado em Educação da Universidade Católica de Brasília (UCB), especialização em Planejamento e Gestão da Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB) e MBA em Finanças, Auditoria e Controladoria pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) com extensão em MBA Executivo Internacional em Gestão Financeira, Auditoria e Controladoria pela Universidade da Califórnia em Irvine (UCI-USA). Graduado em Administração de Empresas pela Faculdade Nacional (FINAC) de Vitória/ES, há 25 anos atuando na gestão de instituições de educação, saúde e segurança do trabalho, hospitalar e hotelaria. Professor em cursos de graduação em administração, gestão de pessoas e engenharia da produção e em pós-graduação em finanças. Membro do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Tecnologias Digitais, Internacionalização e Permanência Estudantil (GeTIPE).

  • Pricila Kohls-Santos, Universidade Católica de Brasília, Brasília, DF, Brasil

    Doutora em Educação. Pós-doutorado em Educação Superior pela PUCRS. Docente e Pesquisadora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília (UCB). Líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Tecnologias Digitais, Internacionalização e Permanência Estudantil (GeTIPE). Coordenadora do Projeto StayTech (UCB). Integrante do Comitê Coordenador da RedGUIA. Membro do Board of Profesor da Corporación PENSER.

Referências

ABED, Anita Lilian Zuppo. O desenvolvimento das habilidades socioemocionais como caminho para a aprendizagem e o sucesso escolar de alunos da educação básica. Constr. psicopedag., São Paulo, v. 24, n. 25, p. 8-27, 2016. Disponível em: https://link.ufms.br/quwTh. Acesso em: 30 jan. 2025.

BAUMAN, Sygmunt. A ética é possível num mundo de consumidores? Rio de Janeiro, RJ: Zahar, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base. Brasília, DF: MEC/CONSED/UNDIME, 2018. Disponível em: https://link.ufms.br/RYgfx. Acesso em: 20 jan. 2025.

CAMARGO, Melise. Estratégias para avaliação na aprendizagem baseada em problemas. In: LOPES, Renato Matos; SILVA FILHO, Moacelio Veranio; ALVES, Neila Guimarães (org.). Aprendizagem baseada em problemas: fundamentos para a aplicação no ensino médio e na formação de professores. Rio de Janeiro: Publiki, 2019. p. 115-140.

CAMPOS, Flávio Rodrigues. A robótica para uso educacional. São Paulo: Senac, 2019.

CANETTIERI, Marina Kurotusch; PARANAHYBA, Jordana de Castro Balduino; SANTOS, Soraya Vieira. Habilidades socioemocionais: da BNCC às salas de aula. Revista Educação & Formação, Fortaleza, v. 6, n. 2, e4406, p. 1-21, maio/ago. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.4406. Acesso em: 22 mar. 2025.

CHICOSKI, Olavo Henrique de Souza. Guia CASEL para a Aprendizagem Socioemocional Escolar: uma análise a partir da Pedagogia Social. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2023. Disponível em: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3951. Acesso em: 22 mar. 2025.

KOHLS-SANTOS, Pricila; ESTRADA MEJÍA, Patricia. Mecanismos de apoio mediados por tecnologia: uma proposta a partir do que dizem os estudantes. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 9, n. 00, e023005, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.20396/riesup.v8i00.8663771. Acesso em: 20 maio 2025.

LOPES, Renato Matos; ALVES, Neila Guimarães; PIERINI, Max Fonseca; SILVA FILHO, Moacelio Veranio. Características gerais da aprendizagem baseada em problemas. In: LOPES, Renato Matos; SILVA FILHO, Moacelio Veranio; ALVES, Neila Guimarães (org.). Aprendizagem baseada em problemas: fundamentos para a aplicação no ensino médio e na formação de professores. Rio de Janeiro: Publiki, 2019. p. 45-72.

PARREIRA, Ulisses Queiroz; ALVES, Deive Barbosa; SOUSA, Marcos Antonio de. Robótica na educação: uma revisão da literatura. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 10, n. 1, p. e22005, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.26571/reamec.v10i1.12976. Acesso em: 5 maio 2025.

PÉREZ GÓMEZ, Ángel I. Educação na era digital: a escola educativa. Porto Alegre, RS: Penso, 2015.

PIAGET, Jean. To understand is to invent. New York: Basic Books, 1974.

RAMINHO, Edney Gomes; MOREIRA, Eliane Silva; KOHLS-SANTOS, Pricila. Jogando com a linguagem para a formação crítica e criativa: o RPG como trilha de aprendizagem mediada. e-Curriculum, São Paulo, v. 22, e54734, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e54734. Acesso em: 19 maio 2025.

SANTOS, Silvana Maria Aparecida Viana; SILVA, Claudia Kreuzberg da; SILVA, Eliana Garcia da; PEREIRA, João Alves; SILVANY, Marco Antonio. Metodologias ativas e instrução entre pares na educação moderna. In: SANTOS, Silvana Maria Aparecida Viana; FRANQUEIRA, Alberto da Silva; RAMOS, Dayana Passos; VIANA, Silvanete Cristo (org.). Metodologias Ativas: desafios e Oportunidades na Era Digital. 1. ed. São Paulo: EBPCA - Editora Brasileira de Publicação Científica Aluz, 2024. p. 15-26.

SCHORN, Solange Castro; SEHN, Amanda Schöffel. Competências socioemocionais: reflexões sobre a educação escolar no contexto da pandemia. SciELO Preprints, São Paulo, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.2452. Acesso em: 12 maio 2025.

SETTE, Catarina Possenti; ALVES, Gisele (org.). Competências socioemocionais: a importância do desenvolvimento e monitoramento para a educação integral. São Paulo: Instituto Ayrton Senna, 2021.

SÍVERES, Luiz. O encanto e desencanto de professores no exercício da docência. 2015. Disponível em: https://link.ufms.br/JchdA. Acesso em: 10 maio 2025.

SOUZA, Bruno Ângelo Vasconcelos e; RAMOS, Lilian Moreira de Castilho; OVIEDO, Mariane Peneluppi; ARAUJO, Beatriz Pinto Ribeiro de; PAULA, Paola Barbosa de Oliveira; SILVEIRA, Rodrigo Genes; SOUZA, Fabiano de Barros. O papel da robótica e da educação STEAM no desenvolvimento pedagógico de crianças e jovens: uma abordagem inovadora para a aprendizagem. Observatório de La Economía Latinoamericana, [S. l.], v. 23, n. 3, e9164, 2025. Disponível em: https://doi.org/10.55905/oelv23n3-016. Acesso em: 13 abr. 2025.

TOFFLER, Alvin. A terceira onda. 29. ed. Rio de Janeiro: Record, 2007.

UNESCO - ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. Educação para a cidadania global: preparando alunos para os desafios do século XXI. Brasília: UNESCO, 2015.

WESTBROOK, Robert B; TEIXEIRA, Anísio. John Dewey. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.

Downloads

Publicado

2025-07-19

Edição

Seção

Artigos Científicos

Como Citar

FURTADO, Lucilia Dias; ALMEIDA, Henrique Costa; KOHLS-SANTOS, Pricila. A robótica educacional como recurso metodológico para o desenvolvimento de competências socioemocionais no Ensino Médio. Revista Edutec - Educação, Tecnologias Digitais e Formação Docente, [S. l.], v. 5, n. 1, 2025. DOI: 10.55028/edutec.v5i1.23474. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/EduTec/article/view/23474. Acesso em: 31 jan. 2026.