Ensino de cônicas: experiências de ensino com metodologias alternativas

Palavras-chave: Ensino de Cônicas, Metodologias Alternativas, Ensino de Matemática

Resumo

As curvas cônicas compõem diversas aplicações no cotidiano, contudo o ensino de cônicas tem sido abordado de modo ineficiente, por diversos fatores. Pensando nisso, o presente relato de experiência tem como objetivo apresentar uma proposta para o ensino de cônicas por meio de oficinas, utilizando metodologias diferenciadas. Sendo esse, um trabalho resultante da dissertação de mestrado de um dos autores, que realizou algumas experiências na educação básica, em aulas regulares e na forma de projeto. O trabalho foi realizado em parceria com o Grupo PET Conexões de Saberes Matemática do Campus de Três Lagoas (CPTL) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). As oficinas foram desenvolvidas com alunos de ensino médio de duas escolas da cidade de Três Lagoas – MS, abordando aspectos teóricos, realizando trabalho prático com materiais manipuláveis para a construção da Hipérbole, bem como trabalho em laboratório de informática utilizando ferramentas de tecnologias, como é o caso do Software SCRATCH e o Software GeoGebra. Assim, os resultados apontam que abordagens que utilizam tecnologias digitais e materiais concretos possibilitam construir um espaço de reflexão, discussão e criação de uma Matemática mais atraente para o aluno, por oferecer conteúdos lúdicos e diferenciados que subsidiem a aprendizagem matemática.

Biografia do Autor

Celson André de Lima Júnior, Escola do Serviço Social da Indústria (SESI) - Três Lagoas

Formado em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Mestre em Matemática pelo Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas. Docente das Escolas do Serviço Social da Industria (SESI) e Estaduais de Três Lagoas, MS, Brasil.

Alessandro Ribeiro da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduando em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Bolsista do grupo PET Conexões de Saberes Matemática desde 2019. Membro do Grupo da Fronteira de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática (GFEPEM).

Gerson dos Santos Farias, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestrando em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Bolsista da Coordenação Pessoal de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Petiano Egresso do Grupo PET Conexões de Saberes Matemática. UFMS/CPTL.

Eugenia Brunilda Opazo Uribe, Universidade federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora Associada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Três Lagoas (CPTL). Três Lagoas, MS, Brasil.

Publicado
2019-12-31
Como Citar
LIMA JÚNIOR, C. A. DE; SILVA, A. R. DA; FARIAS, G. DOS S.; URIBE, E. B. O. Ensino de cônicas: experiências de ensino com metodologias alternativas. Revista Ensin@ UFMS, v. 1, n. 4, p. 93-108, 31 dez. 2019.