Saberes docentes e currículo: um ensaio a partir da modelagem nas aulas de Matemática

Resumo

Esse trabalho consiste em um ensaio teórico feito a partir das primeiras experiências com a Modelagem Matemática ao ingressar no mestrado em Educação Matemática. Temos por objetivo, com esse trabalho, responder algumas questões relacionadas à articulação dos saberes profissionais com o currículo ao implementar atividades de Modelagem na sala de aula. A discussão do texto se orienta de Tardif e Pimenta, no que tange a gênese dos saberes docentes, Sacristán, nas discussões sobre currículo e Almeida e Brito, em relação a Modelagem e suas concepções tendo como ponto de partida sua implementação nas aulas de Matemática. Como resultado, destacamos a importância de ações de formação inicial e continuada de professores que tenham um viés no ensinar e aprender sobre e por meio da Modelagem Matemática com o intuito de constituir saberes profissionais e que esses se deem por meio de uma postura reflexiva sobre a sua própria prática.

Biografia do Autor

Estevão Ovando Neto, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutorando em Educação Matemática do Programa de Pós Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGEDUMAT/UFMS).

Claudia Carreira da Rosa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Mestre em Ensino  de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora Adjunta da  Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus Ponta Porã/MS (CPPP) e Professora permanente do  Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFMS (PPGEduMat UFMS). 

Publicado
2019-12-31
Como Citar
NETO, E. O.; ROSA, C. C. DA. Saberes docentes e currículo: um ensaio a partir da modelagem nas aulas de Matemática. Revista Ensin@ UFMS, v. 1, n. 4, p. 12-28, 31 dez. 2019.