Saberes docentes e currículo: um ensaio a partir da modelagem nas aulas de Matemática
Resumo
Esse trabalho consiste em um ensaio teórico feito a partir das primeiras experiências com a Modelagem Matemática ao ingressar no mestrado em Educação Matemática. Temos por objetivo, com esse trabalho, responder algumas questões relacionadas à articulação dos saberes profissionais com o currículo ao implementar atividades de Modelagem na sala de aula. A discussão do texto se orienta de Tardif e Pimenta, no que tange a gênese dos saberes docentes, Sacristán, nas discussões sobre currículo e Almeida e Brito, em relação a Modelagem e suas concepções tendo como ponto de partida sua implementação nas aulas de Matemática. Como resultado, destacamos a importância de ações de formação inicial e continuada de professores que tenham um viés no ensinar e aprender sobre e por meio da Modelagem Matemática com o intuito de constituir saberes profissionais e que esses se deem por meio de uma postura reflexiva sobre a sua própria prática.
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista ENSIN@ UFMS o direito de primeira publicação.
- Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada do artigo (por exemplo, em um repositório institucional ou em um livro), seguindo os critérios da licença Creative Commons CC BY–NC–SA e um reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Ensin@ UFMS.
- Os autores são permitidos e incentivados a distribuírem livremente os artigos publicados na Revista Ensin@ UFMS em suas páginas pessoais e em repositórios institucionais de divulgação científica, após a publicação, sem qualquer período de embargo.
A Revista ENSIN@ UFMS se reserva o direito de publicar os artigos em seu site ou por meio de cópia xerográfica, com a devida citação da fonte.