Robótica Educacional como auxílio no Ensino de Matemática: relatos de uma professora
Resumo
O presente relato tem como objetivo apresentar uma experiência por mim realizada enquanto professora de matemática em uma turma do sexto ano do Ensino Fundamental II utilizando as tecnologias como recurso pedagógico. A pesquisa ocorreu em 2016, numa escola pública estadual localizada no Sul de Minas e contou com a participação de 24 alunos. Ensinar matemática é um grande desafio, pois além de ser um conteúdo que desperta insegurança, inquietação e medo em alguns alunos, precisa estar ligada a fatos cotidianos demonstrando sua aplicação e assim, quebrar a onda negativa que cerca os números. Buscando métodos que pudessem contribuir para um ensinoaprendizagem prazeroso, significativo e que tornasse atraente a Geometria, deparei-me com o programa de Robótica Educacional Virtual, uma ferramenta que possibilitou trabalhar conceitos de retas e ângulos, leitura e interpretação de situações problemas. A Robótica Educacional tem Papert (1994) como seu precursor, pois ele via o computador como um atrativo para as crianças e poderia
ser utilizado como recurso para facilitar o processo de aprendizagem. Com isso, minha experiência foi exitosa porque a ferramenta além de ser um auxílio nas aulas possibilitou aos alunos maior interesse pelos números.
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