O Ensino de Literatura no contexto do Ensino Médio

Palavras-chave: Literatura, Ensino de Literatura, Práticas literárias

Resumo

Entende-se que o ensino da literatura deve criar e mediar situações de aprendizagem, considerando a obra literária e o leitor como centro da aula. Contudo, as aulas de literatura no ensino médio nem sempre atendem as expectativas dos alunos, uma vez que conteúdos, abordagens e métodos são alheios a sua realidade. Diante dessa problemática, este estudo objetiva (re)pensar o lugar da literatura no contexto escolar, de forma a assumir seu papel humanizador por meio das práticas literárias. Os objetivos específicos implicam necessariamente em: explorar as relações dialéticas entre a leitura e a literatura, as quais se relacionam num único sentido: as práticas de ensino; compreender o modo como o ensino dessa disciplina vem sendo conduzido nas aulas do ensino médio; identificar a possível relação das práticas metodológicas com o desinteresse dos alunos. Para tanto, inicialmente fez-se necessário conhecer o papel da leitura e da literatura no contexto escolar e social, cujos dados assentados na opção metodológica, nas bases relativas à pesquisa crítica bibliográfica, apontam que o fracasso dessa disciplina deve-se muitas vezes à abordagem historicista da literatura pautada no livro didático como único e exclusivo material de aula, focando apenas nas características de escolas literárias e biografias de autores em detrimento ao contato efetivo do aluno com a obra literária, não permitindo, assim, o devido e merecido destaque à leitura e fruição das obras.

Biografia do Autor

Camila Gonçalves da Costa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestre em Educação. Doutoranda em Estudos Literários. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS - PPG-Letras, Campus de Três Lagoas/MS, Brasil.

Amanda Eliane Lamônica Araújo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestre em Estudos Literários. Doutoranda em Estudos Literários. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS - PPG-Letras, Campus de Três Lagoas/MS, Brasil.

Publicado
2020-12-29
Como Citar
GONÇALVES DA COSTA, C.; LAMÔNICA ARAÚJO, A. E. O Ensino de Literatura no contexto do Ensino Médio. Revista Ensin@ UFMS, v. 1, n. 5, p. 51-71, 29 dez. 2020.