Modelagem Matemática e o ensino de análise combinatória: introdução de conceitos por meio da escrita Braille
Resumo
Este trabalho apresenta uma proposta de aliar o ensino de Análise Combinatória à escrita braille, por meio da Modelagem Matemática. A modelagem vem ganhando espaço no ensino de Matemática por permitir melhor visualização dos conceitos matemáticos na sala de aula. Busca-se permitir a alunos e professores a desmitificação de que a Análise Combinatória é de difícil compreensão e que a grande quantidade de fórmulas deixam o ensino mecânico. A pesquisa pauta-se em discussões acerca das concepções de Bassanezi (2006), Biembengut e Hein (2007), Morgado et al. (1991) entre outros. Apresenta brevemente conceitos e discussões sobre o processo de ensino e aprendizagem da Matemática e mais especificamente da Análise Combinatória, assim como a apresentação do Sistema Braille e alguns aspectos de sua vinculação com a Matemática e o ensino de forma introdutória, sem a utilização de fórmulas, para o estudo de combinações simples. Permite-se por meio dessa pesquisa, mostrar a importância da inclusão da linguagem dos deficientes visuais e a aprendizagem da matemática, assim como a percepção de que é possível vincular uma linguagem a outra e levar essas relações para a sala de aula da Educação Básica.
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