Modelagem Matemática e o ensino de análise combinatória: introdução de conceitos por meio da escrita Braille

Palavras-chave: Modelagem Matemática, Análise Combinatória, Braille

Resumo

Este trabalho apresenta uma proposta de aliar o ensino de Análise Combinatória à escrita braille, por meio da Modelagem Matemática. A modelagem vem ganhando espaço no ensino de Matemática por permitir melhor visualização dos conceitos matemáticos na sala de aula. Busca-se permitir a alunos e professores a desmitificação de que a Análise Combinatória é de difícil compreensão e que a grande quantidade de fórmulas deixam o ensino mecânico. A pesquisa pauta-se em discussões acerca das concepções de Bassanezi (2006), Biembengut e Hein (2007), Morgado et al. (1991) entre outros. Apresenta brevemente conceitos e discussões sobre o processo de ensino e aprendizagem da Matemática e mais especificamente da Análise Combinatória, assim como a apresentação do Sistema Braille e alguns aspectos de sua vinculação com a Matemática e o ensino de forma introdutória, sem a utilização de fórmulas, para o estudo de combinações simples. Permite-se por meio dessa pesquisa, mostrar a importância da inclusão da linguagem dos deficientes visuais e a aprendizagem da matemática, assim como a percepção de que é possível vincular uma linguagem a outra e levar essas relações para a sala de aula da Educação Básica.

Biografia do Autor

Alcione Marques Fernandes, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Educação. Professora Adjunta. Universidade Federal do Tocantins. Campus Universitário Arraias, Arraias, TO, Brasil.

Valéria Batista da Silva, Instituto Federal Goiano

Mestre em Matemática pelo Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), pela Universidade Federal do Tocantins. Pesquisadora autônoma.

Publicado
2020-12-29
Como Citar
MARQUES FERNANDES, A.; BATISTA DA SILVA, V. Modelagem Matemática e o ensino de análise combinatória: introdução de conceitos por meio da escrita Braille. Revista Ensin@ UFMS, v. 1, n. 5, p. 94-109, 29 dez. 2020.