PIBID: Espaço Dinâmico de Formação Inicial de Professores de Matemática

Palavras-chave: Formação inicial docente, PIBID, Matemática

Resumo

A formação inicial de professores tem sido tema de muitas discussões e preocupações tanto entre os profissionais da educação quanto entre gestores. Muitos projetos pedagógicos de cursos de licenciaturas dedicam uma pequena parte dos currículos às práticas profissionais docentes e a questões escolares, didáticas e da aprendizagem, não levando em consideração o campo de atuação profissional do professor, refletindo uma desintegração entre as teorias e a prática. Iniciativas em nível nacional como o PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – surgem frente a esse cenário, em busca de uma formação inicial de professores adequada para a educação básica, almejando refletir em melhorias na qualidade da educação escolar de crianças e jovens. Esse artigo tem como objetivo divulgar as experiências vivenciadas por graduandos da licenciatura Plena em Matemática de uma universidade mineira, que participaram entre 2018 e 2019 do PIBID. O Subprojeto Matemática da Unidade Ibirité atuou com seu núcleo em uma escola estadual do referido município com estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Nesse sentido, tal subprojeto se configurou como forma de inserção do profissional docente em sua área específica de atuação, levando-o a ter contato e a interagir ativamente, ainda nos primeiros períodos do curso de licenciatura, com o ambiente escolar e toda a sua complexidade. A atuação desses bolsistas se deu de forma protagonista, com desenvolvimento do senso de pesquisa, da escrita científica e de um ambiente de colaboração entre escola e universidade.

Biografia do Autor

Glesiane Coelho de Alaor Viana, Universidade do Estado de Minas Gerais

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática. Universidade do Estado de Minas Gerais, Professora de Educação Superior Nível IV Grau B do Departamento de Ciências Exatas, Ibirité, MG, Brasil.

Liliane Rezende Anastacio, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutoranda em Educação pela Universidade Nacional de Rosário, Argentina. Mestre em Matemática pela Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ). Possui graduação em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e graduação em Pedagogia pele Centro Universitário de Maringá. Atualmente é chefe do Departamento de Ciências Exatas da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), Ibirité, MG, Brasil.

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Publicado
2021-12-06
Como Citar
VIANA, G. C. DE A.; REZENDE ANASTACIO, L. PIBID: Espaço Dinâmico de Formação Inicial de Professores de Matemática. Revista Ensin@ UFMS, v. 2, n. 6, p. 240-265, 6 dez. 2021.