Cooperação: Um Método Piagetiano na Formação de Professores
Resumo
Este trabalho é fruto de investigação desenvolvida entre os anos de 2018 e 2020, junto a estudantes de licenciaturas que cursavam disciplinas na Faculdade de Educação (FACED) de uma universidade federal localizada no estado do Rio Grande do Sul. O objetivo foi analisar como ocorre o método da cooperação nas trocas interpessoais durante a formação inicial de professores de cursos de licenciaturas nas disciplinas ministradas na Faculdade, visando auxiliar na construção de um processo de ensino e aprendizagem no qual se possa contemplar a cooperação, fomentando o aprimoramento da formação de professores. A metodologia utilizada foi a pesquisa de campo como técnica de coleta de dados por meio de questionários. Os sujeitos da pesquisa foram 127 estudantes e seis professores de sete turmas de disciplinas da FACED. Os dados foram produzidos por meio de dois questionários com os estudantes, sendo que o primeiro foi aplicado no início do semestre e o segundo, no final do semestre, além de questionário aplicado junto aos professores. A fundamentação teórica que norteou o trabalho foi a Epistemologia Genética de Jean Piaget. Os resultados apontam que há cooperação entre professores, entre professores e estudantes, entre estudantes e estudantes, ocorrendo de diversas maneiras e com diversos níveis e, que existem estratégias que podem ser utilizadas em sala de aula para fomentar a cooperação e qualificar a educação.
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