Cooperação: Um Método Piagetiano na Formação de Professores

Palavras-chave: Cooperação, Formação de Professores, Epistemologia Genética

Resumo

Este trabalho é fruto de investigação desenvolvida entre os anos de 2018 e 2020, junto a estudantes de licenciaturas que cursavam disciplinas na Faculdade de Educação (FACED) de uma universidade federal localizada no estado do Rio Grande do Sul. O objetivo foi analisar como ocorre o método da cooperação nas trocas interpessoais durante a formação inicial de professores de cursos de licenciaturas nas disciplinas ministradas na Faculdade, visando auxiliar na construção de um processo de ensino e aprendizagem no qual se possa contemplar a cooperação, fomentando o aprimoramento da formação de professores. A metodologia utilizada foi a pesquisa de campo como técnica de coleta de dados por meio de questionários. Os sujeitos da pesquisa foram 127 estudantes e seis professores de sete turmas de disciplinas da FACED. Os dados foram produzidos por meio de dois questionários com os estudantes, sendo que o primeiro foi aplicado no início do semestre e o segundo, no final do semestre, além de questionário aplicado junto aos professores. A fundamentação teórica que norteou o trabalho foi a Epistemologia Genética de Jean Piaget. Os resultados apontam que há cooperação entre professores, entre professores e estudantes, entre estudantes e estudantes, ocorrendo de diversas maneiras e com diversos níveis e, que existem estratégias que podem ser utilizadas em sala de aula para fomentar a cooperação e qualificar a educação.

Biografia do Autor

Silvana Corbellini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação. Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação. Departamento de Estudos Básicos. Porto Alegre, RS, Brasil.

Referências

CAMARGO, L.; BECKER, M. L. O Percurso do conceito de cooperação na Epistemologia Genética. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 37, n 2, p. 527-549, maio/ago. 2012. Disponível em http://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/viewFile/17341/19402.

CAMPOS, F. A. et al. Cooperação e aprendizagem on-line. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

CORBELLINI, S. BNCC: NOS TRILHOS DO TREM. Revista ENSIN@ UFMS, Três Lagoas/MS, v. 1, n. 5, p. 1-163, dezembro 2020. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/anacptl/article/view/11311 Acesso em: 20 de janeiro de 2021.

CORBELLINI, S.; BECKER, M. L. R. Mapas de Trocas Intelectuais: representações para cooperação na educação a distância. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação (UFRGS, online), v. 17, n° 13, p. 31-40, 2019.

HARASIM, L. et. al. Learning Networks: a Field Guide to Teaching and Learning Online. London: Mit Press, 2000.

ISOTANI, S. Desenvolvimento de ferramentas no iGeom: utilizando a geometria dinâmica no ensino presencial e a distância. Dissertação Apresentada ao Instituto De Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, 2009. Disponível em: http://www.cs.cmu.edu/~sisotani/mestrado/dissertacao.pdf . Acessado em: 20.11.13

KENSKI, V. M. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. 4 ed. Campinas: Papirus, 2007.

KENSKI, V. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas, SP: Papirus, 2003.

MONTAGERO, J. e MAURICE-NAVILLE, D. Piaget ou a inteligência em evolução. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

PALLOFF, R. M.; PRATT, K. Construindo comunidades de aprendizagem no ciberespaço: estratégias eficientes para a sala de aula on-line. Tradução Vinícius Figueira. Porto Alegre: Artmed, 2002.

PIAGET, J. Problemas Gerais da Investigação Interdisciplinar e Mecanismos Comuns. Portugal: Oficinas Gráficas da Livraria Bertrand, 1970b.

PIAGET, J. Estudos sociológicos. São Paulo: Companhia Editora Forense, 1973.

PIAGET, J. Aprendizagem e conhecimento. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1974.

PIAGET, J. A equilibração das estruturas cognitivas. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.

PIAGET, J. Sobre a pedagogia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1998.

PIAGET, J. Para onde vai a educação? 16 ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2002.

Publicado
2021-12-06
Como Citar
CORBELLINI, S. Cooperação: Um Método Piagetiano na Formação de Professores. Revista Ensin@ UFMS, v. 2, n. 6, p. 173-197, 6 dez. 2021.