Percepções de Professores sobre Objeto de Aprendizagem CombEsq

Palavras-chave: Objeto de aprendizagem, Análise combinatória, Ensino, Aprendizagem, Matemática

Resumo

O ensino e aprendizagem de análise combinatória na educação básica é tido como uma área problemática por professores e alunos. Nesse contexto, este trabalho apresenta uma validação parcial de um objeto de aprendizagem, chamado CombEsq, que tem como principal objetivo auxiliar discentes e docentes no ensino e aprendizagem de análise combinatória, buscando amenizar os principais problemas de aprendizagem discutidos em diversas pesquisas acadêmicas. Para isso, foram selecionados alguns professores da rede pública de ensino para estudarem a ferramenta e, em seguida, foram realizadas entrevistas para investigar o potencial educativo do CombEsq. Como resultado, os docentes avaliaram o CombEsq de forma satisfatória nos aspectos de conteúdo matemático abordado, usabilidade, interface e recursos interativos, prover auxílio a usuários e foco pedagógico.

Biografia do Autor

Dayvid Evandro da Silva Lós, Universidade Federal de Alagoas

Mestre em Matemática. Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca, Arapiraca, AL, Brasil.

Rinaldo Vieira da Silva Júnior, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Matemática Aplicada. Professor Adjunto nível 3 da Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca, Arapiraca, AL, Brasil.

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Publicado
2021-12-15
Como Citar
EVANDRO DA SILVA LÓS, D.; VIEIRA DA SILVA JÚNIOR, R. Percepções de Professores sobre Objeto de Aprendizagem CombEsq. Revista Ensin@ UFMS, v. 2, n. Esp., p. 104-118, 15 dez. 2021.