Ensino de operações de frações para estudantes cegos: Uma possibilidade de adaptação curricular

Palavras-chave: Adaptação Curricular, Matemática, Deficiência visual

Resumo

Na perspectiva da inclusão escolar a educação é direito de todos, e para garantir esse direito é preciso que a escola realize modificações para atender a diversidade de estudantes, e dentre estas está prevista a adaptação curricular, que consiste em diversificar a maneira de ensinar de acordo com as especificidades dos estudantes, ou seja, oferecer atividades que possibilitem aprendizagem de todos os conteúdos e conhecimentos previstos para a educação básica. Considerando a relevância da matemática no processo de ensino e aprendizagem e o atual cenário de inclusão escolar surgiu a inquietação: Como ensinar fração para estudantes cegos? E, a partir das interações e reflexões decorrentes da participação em um curso de extensão sobre o tema inclusão escolar desenvolvemos este relato de experiência que tem como objetivo descrever uma possibilidade de adaptação curricular para ensino de operações com frações para estudantes com cegueira. A adaptação curricular descrita foi desenvolvida considerando as características e especificidades de aprendizagem de pessoas com cegueira e do ensino de matemática de maneira contextualizada para desafiar e motivar estudantes a aprender por meio de situações problemas. A sequência de atividades descrita para o ensino de frações para pessoas cegas foi desenvolvida com recursos de baixo custo, demonstrando que adaptação curricular é possível, mas requer troca de informações, ideias e experiencias entre professores e profissionais que atuam na educação.

Biografia do Autor

Gilbson José Velasco Souza Filho, Universidade Federal da Bahia

Mestrando No Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat). Universidade Federal da Bahia, Departamento de Matemática, Salvador, BA, Brasil.

Regiane da Silva Barbosa, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Educação Especial. Professora Adjunta da Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Educação/ Departamento I, Salvador, BA, Brasil.

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Publicado
2021-12-06
Como Citar
FILHO, G. J. V. S.; BARBOSA, R. DA S. Ensino de operações de frações para estudantes cegos: Uma possibilidade de adaptação curricular. Revista Ensin@ UFMS, v. 2, n. 6, p. 133-155, 6 dez. 2021.