Os Entrelaçamentos na Aquisição e uso do Livro Didático

Palavras-chave: Livro Didático, Planejamento, Instrumento de Aprendizagem

Resumo

Com o presente trabalho, objetivou-se compreender os entrelaçamentos na aquisição e no uso do livro didático, na voz dos sujeitos investigados pertencentes a um colégio estadual do interior da Bahia. Assim, esta investigação é um estudo de caso com natureza qualitativa e do tipo pesquisa exploratória. Os principais instrumentos de coleta de dados foram três questionários online, um para cada categoria, mas todos compostos por oito perguntas que buscaram conhecer a utilização do livro didático neste ambiente educacional. Os sujeitos dessa pesquisa foram seis ao todo. Os resultados mostraram que a solicitação do livro didático só acontece após a seleção democrática e o processo seletivo é uma etapa que ainda precisa ser aperfeiçoada nesse colégio. Os dados indicam também que na visão dos educandos a aquisição e utilização do livro didático facilitam os estudos, principalmente nas residências, sendo visto, por um lado, como instrumento de aprendizagem, por outro, como um simples objeto pesado disponibilizado pelo colégio que gera certo desconforto no seu deslocamento, principalmente quando não é utilizado pelo o educador durante as aulas.

Biografia do Autor

Mateus Souza de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia

Mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). Bahia, Brasil.

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Publicado
2021-12-06
Como Citar
OLIVEIRA, M. S. DE. Os Entrelaçamentos na Aquisição e uso do Livro Didático. Revista Ensin@ UFMS, v. 2, n. 6, p. 221-238, 6 dez. 2021.