História da Matemática e Práticas Experimentais no Estudo de uma Relação entre as Medidas dos Lados do Triângulo Retângulo
Resumo
Este artigo tem como base um recorte teórico da dissertação do Profmat de Silva (2021) e visa apresentar uma atividade experimental fundamentada na história da matemática, problematizando um conteúdo ensinado no 9º ano do ensino fundamental da educação básica, com base nos seus processos históricos de produção provocando o diálogo entre duas abordagens: a história da matemática e o ensino por atividades experimentais. O diálogo construído permite alcançar objetivos específicos importantes como a “humanização da matemática”, possibilitando que alunos deste ano de escolaridade compreendam a matemática como produto da necessidade humana e a “significação da matemática” promovendo o aprendizado por meio do desenvolvimento de atividades práticas que tragam sentido e motivação à aprendizagem de novos saberes. Assim, é aqui apresentada uma abordagem histórica, levantando reflexões teóricas importantes sobre a autoria do teorema conhecido como de Pitágoras e é sugerida uma atividade de sala de aula fundamentada em relações entre contextos históricos e práticas experimentais.
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