História da Matemática e Práticas Experimentais no Estudo de uma Relação entre as Medidas dos Lados do Triângulo Retângulo

Palavras-chave: História da Matemática, Atividades Experimentais, Teorema de Pitágoras

Resumo

Este artigo tem como base um recorte teórico da dissertação do Profmat de Silva (2021) e visa apresentar uma atividade experimental fundamentada na história da matemática, problematizando um conteúdo ensinado no 9º ano do ensino fundamental da educação básica, com base nos seus processos históricos de produção provocando o diálogo entre duas abordagens: a história da matemática e o ensino por atividades experimentais. O diálogo construído permite alcançar objetivos específicos importantes como a “humanização da matemática”, possibilitando que alunos deste ano de escolaridade compreendam a matemática como produto da necessidade humana e a “significação da matemática” promovendo o aprendizado por meio do desenvolvimento de atividades práticas que tragam sentido e motivação à aprendizagem de novos saberes. Assim, é aqui apresentada uma abordagem histórica, levantando reflexões teóricas importantes sobre a autoria do teorema conhecido como de Pitágoras e é sugerida uma atividade de sala de aula fundamentada em relações entre contextos históricos e práticas experimentais.

Biografia do Autor

Anderson de Oliveira Melo Silva, Faculdade Internacional Signorelli

Mestre em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Professor da Faculdade Internacional Signorelli, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Christine Sertã Costa, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutora em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ. Professora do Departamento de Matemática da Pontifícia Universidade Católica-RJ, Brasil.

Referências

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Publicado
2021-12-15
Como Citar
SILVA, A. DE O. M.; COSTA, C. S. História da Matemática e Práticas Experimentais no Estudo de uma Relação entre as Medidas dos Lados do Triângulo Retângulo. Revista Ensin@ UFMS, v. 2, n. Esp., p. 287-297, 15 dez. 2021.