O Ensino de Coordenadas Polares fora dos Números Complexos: Uma Experiência usando o Winplot

Palavras-chave: Sistemas de Localização, Coordenadas Polares, Winplot

Resumo

Este artigo relata a construção e a aplicação de uma atividade sobre o ensino de coordenadas polares, alheio ao contexto dos números complexos. Desenvolvida no âmbito da disciplina Recursos Computacionais, do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT, a atividade tem como objetivo mostrar ao estudante o uso das coordenadas polares e suas aplicações no dia a dia. Para isso, propõe-se a passagem do sistema de localização cartesiano, já conhecido pelos alunos, para o sistema de coordenadas polares, através da utilização do software Winplot. As abordagens aqui propostas estão em acordo com os objetivos da BNCC e contribuem para o desenvolvimento de habilidades citadas no documento para o Ensino Médio e também na matriz de referência do ENEM. Tomando Batistela, Barbariz e Lazari (2016), Gravina e Santarosa (1998) e Saldanha (2016) como referenciais teóricos, o desenvolvimento flui a partir da teoria e da prática, por meio de orientações acerca da utilização do software, da investigação e observação de padrões e de generalizações acerca do plano circular. As aulas foram ministradas por vídeo conferência, com a participação dos autores e estudantes, à época do isolamento social imposto pela pandemia do COVID-19. A utilização do Winplot como ferramenta tecnológica proporciona uma passagem bem perceptível, através do novo visual gerado na mudança de configuração entre os dois sistemas de localização, dando uma visão real dessa transição.

Biografia do Autor

Bruno Gomes de Freitas, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Mestrando no Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT). Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Belo Horizonte, MG, Brasil.

Vilmar Pereira de Jesus, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Mestrando no Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT). Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Belo Horizonte, MG, Brasil.

Referências

BATISTELA, R. F; BARBARIZ, T. A. M; LAZARI, H. Um estudo sobre demonstração matemática por/com computador. REVEMAT. Florianópolis, v.11, Ed. Filosofia da Educ. Matemática, p. 204-215, 2016.

BRASIL. Matriz de referência ENEM. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. 2009. Disponível em https://download.inep.gov.br/download/enem/matriz_referencia.pdf. Acesso em 23 de julho de 2021.

BRASIL. Provas e Gabaritos. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. 2018.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular – Ensino Médio. Brasília: MEC, 2018, 595p.

DIAS, R. C. Uma proposta ao uso do Winplot no ensino de funções quadráticas nas turmas do PROEJA. 2013. 55f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática). Universidade Federal do Tocantins. Palmas. 2013.

DIAS, F. C. Sistemas Lineares para o ensino médio com auxílio do Winplot. 2014. 51f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática). Universidade Federal do Amazonas. Manaus. 2014.

GRAVINA, M. A; SANTAROSA, L. M. A aprendizagem da matemática em ambientes informatizados. Informática na educação: teoria e prática. PGIE – UFRGS. Porto Alegre. Vol. 1, n. 2, p. 73-88, maio. 1998.

LACERDA, Í. A. Discussão do sistema linear de três equações e três incógnitas com o uso do Winplot. 2014. 44f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática). Universidade Estadual de Santa Cruz. Ilhéus. 2014.

LIMA, J. M. Uma proposta para o ensino das funções exponencial, seno e cosseno com o auxílio do software Winplot Palmas 2014. 2014. 74f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática). Universidade Federal do Tocantins. Palmas. 2014.

OLIVEIRA, R. R. Trigonometria. Brasil escola. 2020. Disponível em https://brasilescola.uol.com.br/matematica/trigonometria.htm. Acesso em 20 de novembro de 2020.

PAIVA, M. A. B. Uma proposta de utilização do Winplot no ensino da função quadrática nas turmas do 9º ano. 2016. 80f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática). Universidade Federal do Tocantins. Palmas. 2016.

PROFMAT. Dissertações do PROFMAT. Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional. Disponível em https://www.profmat-sbm.org.br/dissertacoes/. Acesso em 13 de março de 2021.

SALDANHA, P. V. A. Uma análise do uso de planilhas eletrônicas como estratégia no ensino de função afim. 2016. 52f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática). Universidade Federal do Vale do São Francisco. Juazeiro. 2016.

SANTOS, C. Uma proposta para o ensino de noções de cálculo no ensino médio utilizando o Winplot. 2014. 117f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande. 2014.

SILVA, A. C; SANTOS, L. V. & SOARES, Willames de A. Utilização do Winplot Como Software Educativo Para o Ensino de Matemática. Revista Diálogos - Revista de Estudos Culturais e da Contemporaneidade – UPE/Faceteg, n. 6, p. 187-206, Garanhuns/PE, 2012.

TAVARES, W. S. O ensino das funções trigonométricas com o auxílio do software matemático de ambiente gráfico Winplot. 2013. 69f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática). Universidade Federal de Goiás. Goiânia. 2013.

TEIXEIRA, F. B. B. O uso do software Winplot no auxílio do ensino de funções quadráticas presentes nas questões do ENEM. 2019. 116f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática). Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza. 2019.

TRINDADE, J. M. SCILAB, GEOGEBRA e WINPLOT como recurso pedagógico no ensino de matrizes, determinantes e geometria analítica. 2013. 62f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática). Universidade Federal do Maranhão. São Luís. 2013.

ZICA, C. O. Uma proposta de utilização do Winplot no ensino da função seno nas turmas do PROEJA. 2013. 104f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática). Universidade Federal do Tocantins. Palmas. 2013.

Publicado
2021-12-15
Como Citar
GOMES DE FREITAS, B.; PEREIRA DE JESUS, V. O Ensino de Coordenadas Polares fora dos Números Complexos: Uma Experiência usando o Winplot. Revista Ensin@ UFMS, v. 2, n. Esp., p. 250-274, 15 dez. 2021.