A Matemática do QR Code

Palavras-chave: Tecnologia, QR Code, Atividades

Resumo

O artigo é um recorte da dissertação de conclusão do Mestrado Profmat desenvolvido na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO), apresentada em Agosto de 2021 (SILVA, 2021). O objetivo deste trabalho é mostrar que códigos podem ser utilizados nas aulas de matemática básica com a finalidade de manter os alunos interessados na disciplina e desenvolvermos alguns conteúdos de forma concreta, com a finalidade de trazer a realidade para dentro da sala de aula. Mostraremos aqui as características dos QR codes e como eles podem ser relacionados com conteúdos matemáticos, algumas maneiras de criarmos e lermos um QR code. Apresentaremos também atividades de aplicação em sala de aula que envolvam o tema deste trabalho.

Biografia do Autor

Alberto Renan Dias da Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Mestre em Matemática pelo Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat). Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Silas Fantin, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Matemática pela Universidade de São Paulo (USP). Professor associado da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Referências

GS1BR - Disponível em: https://gs1br.org/codigos-e-padroes/captura/gs1-qr-code. Acesso em: 24 mai. 2021.

GS1BR - Disponível em: https://www.gs1br.org/codigos-e-padroes/captura/Paginas/GS1-QR-Code.aspx. Acesso em: 24 mai. 2021.

ISO/IEC 18004:2015 - Information technology - Automatic identification and data capture techniques - QR Code 2015 bar code symbology specification, 2015.

PINTO, A. C. M; FELCHER, C. D. O; FERREIRA, A. L. A. Considerações sobre o uso do aplicativo QR CODE no ensino da matemática: reflexões sobre o papel do professor, São Paulo, 2016. Disponível em http://www.sbem.com.br/enem2016/anais/pdf/8323_4386_ID.pdf. Acesso 20 jan. 2021.

SILVA, T. B. da; BEZERRA, S. M. C. B. O Uso do Qr Code no Ensino De Matemática na Formação Inicial. X Simpósio Linguagens e Identidades da/na Amazônia sul-ocidental VIII Colóquio Internacional "As Amazônias, as Áfricas na Pan-Amazônia", 2016.

SILVA, A. R. D; FANTIN, S. A matemática do código de barras e Qr Code. Programa De Pós-Graduação Matemática Em Rede Nacional (Profmat) UNIRIO, 2021.

Publicado
2021-12-15
Como Citar
RENAN DIAS DA SILVA, A.; FANTIN, S. A Matemática do QR Code. Revista Ensin@ UFMS, v. 2, n. Esp., p. 374-399, 15 dez. 2021.