A Matemática do QR Code
Resumo
O artigo é um recorte da dissertação de conclusão do Mestrado Profmat desenvolvido na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO), apresentada em Agosto de 2021 (SILVA, 2021). O objetivo deste trabalho é mostrar que códigos podem ser utilizados nas aulas de matemática básica com a finalidade de manter os alunos interessados na disciplina e desenvolvermos alguns conteúdos de forma concreta, com a finalidade de trazer a realidade para dentro da sala de aula. Mostraremos aqui as características dos QR codes e como eles podem ser relacionados com conteúdos matemáticos, algumas maneiras de criarmos e lermos um QR code. Apresentaremos também atividades de aplicação em sala de aula que envolvam o tema deste trabalho.
Referências
GS1BR - Disponível em: https://gs1br.org/codigos-e-padroes/captura/gs1-qr-code. Acesso em: 24 mai. 2021.
GS1BR - Disponível em: https://www.gs1br.org/codigos-e-padroes/captura/Paginas/GS1-QR-Code.aspx. Acesso em: 24 mai. 2021.
ISO/IEC 18004:2015 - Information technology - Automatic identification and data capture techniques - QR Code 2015 bar code symbology specification, 2015.
PINTO, A. C. M; FELCHER, C. D. O; FERREIRA, A. L. A. Considerações sobre o uso do aplicativo QR CODE no ensino da matemática: reflexões sobre o papel do professor, São Paulo, 2016. Disponível em http://www.sbem.com.br/enem2016/anais/pdf/8323_4386_ID.pdf. Acesso 20 jan. 2021.
SILVA, T. B. da; BEZERRA, S. M. C. B. O Uso do Qr Code no Ensino De Matemática na Formação Inicial. X Simpósio Linguagens e Identidades da/na Amazônia sul-ocidental VIII Colóquio Internacional "As Amazônias, as Áfricas na Pan-Amazônia", 2016.
SILVA, A. R. D; FANTIN, S. A matemática do código de barras e Qr Code. Programa De Pós-Graduação Matemática Em Rede Nacional (Profmat) UNIRIO, 2021.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista ENSIN@ UFMS o direito de primeira publicação.
- Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada do artigo (por exemplo, em um repositório institucional ou em um livro), seguindo os critérios da licença Creative Commons CC BY–NC–SA e um reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Ensin@ UFMS.
- Os autores são permitidos e incentivados a distribuírem livremente os artigos publicados na Revista Ensin@ UFMS em suas páginas pessoais e em repositórios institucionais de divulgação científica, após a publicação, sem qualquer período de embargo.
A Revista ENSIN@ UFMS se reserva o direito de publicar os artigos em seu site ou por meio de cópia xerográfica, com a devida citação da fonte.