Uma Proposta Didática para o Ensino do Teorema de Pitágoras

Palavras-chave: Teorema de Pitágoras, História da Matemática, Demonstração, Ensino

Resumo

O teorema de Pitágoras é um resultado matemático muito lembrado por aqueles que o estudaram na escola básica. Contudo, poucos conhecem a história desse teorema e a história de Pitágoras de Samos, assim como algumas demonstrações desse resultado.  Nossa proposta se baseia no uso da história da Matemática para motivar os alunos ao estudo do tema. De fato, segundo a MAA (Mathematical Association of America), o conhecimento da história da Matemática mostra aos alunos que ela é uma importante conquista humana, geralmente desenvolvida de forma intuitiva e experimental a partir da necessidade de se resolver problemas nas mais diversas áreas do saber. Por acreditar que também é relevante mostrar aos alunos que em Matemática é importante se demonstrar os resultados, já que a Matemática não deve ser vista como uma coleção de fórmulas que devem ser memorizadas, apresentamos algumas demonstrações que podem ser feitas com os alunos.

 

Biografia do Autor

Cecília de Souza Fernandez, Universidade Federal Fluminense

PhD em Matemática (Kent State University, Ohio, USA). Professora Titular. Universidade Federal Fluminense (UFF). Instituto de Matemática e Estatística. Departamento de Análise. Niterói, RJ, Brasil.

Weverton Magno Ferreira de Castro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Mestre pelo Programa PROFMAT na Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Niterói, RJ, Brasil.

Referências

BOYER, C. B. História da matemática. 2. ed. São Paulo: Blücher, 1996.

CREASE, R. P. As grandes equações: a história das fórmulas matemáticas mais importantes e os cientistas que as criaram. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.

CYRINO, H. F. F. Matemática & Gregos. São Paulo: Editora Átomo, 2006.

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. Ensino Fundamental – Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias – MEC, 1998.

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS MAIS. Ensino médio – Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias – MEC, 2007.

SINGH, S. O Último Teorema de Fermat: a história do enigma que confundiu as maiores mentes do mundo durante 358 anos. 13. ed. Rio de Janeiro: Record, 2008.

Publicado
2021-12-15
Como Citar
FERNANDEZ, C. DE S.; MAGNO FERREIRA DE CASTRO, W. Uma Proposta Didática para o Ensino do Teorema de Pitágoras. Revista Ensin@ UFMS, v. 2, n. Esp., p. 44-66, 15 dez. 2021.