Uma Proposta Didática para o Ensino do Teorema de Pitágoras
Resumo
O teorema de Pitágoras é um resultado matemático muito lembrado por aqueles que o estudaram na escola básica. Contudo, poucos conhecem a história desse teorema e a história de Pitágoras de Samos, assim como algumas demonstrações desse resultado. Nossa proposta se baseia no uso da história da Matemática para motivar os alunos ao estudo do tema. De fato, segundo a MAA (Mathematical Association of America), o conhecimento da história da Matemática mostra aos alunos que ela é uma importante conquista humana, geralmente desenvolvida de forma intuitiva e experimental a partir da necessidade de se resolver problemas nas mais diversas áreas do saber. Por acreditar que também é relevante mostrar aos alunos que em Matemática é importante se demonstrar os resultados, já que a Matemática não deve ser vista como uma coleção de fórmulas que devem ser memorizadas, apresentamos algumas demonstrações que podem ser feitas com os alunos.
Referências
BOYER, C. B. História da matemática. 2. ed. São Paulo: Blücher, 1996.
CREASE, R. P. As grandes equações: a história das fórmulas matemáticas mais importantes e os cientistas que as criaram. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
CYRINO, H. F. F. Matemática & Gregos. São Paulo: Editora Átomo, 2006.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. Ensino Fundamental – Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias – MEC, 1998.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS MAIS. Ensino médio – Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias – MEC, 2007.
SINGH, S. O Último Teorema de Fermat: a história do enigma que confundiu as maiores mentes do mundo durante 358 anos. 13. ed. Rio de Janeiro: Record, 2008.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista ENSIN@ UFMS o direito de primeira publicação.
- Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada do artigo (por exemplo, em um repositório institucional ou em um livro), seguindo os critérios da licença Creative Commons CC BY–NC–SA e um reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Ensin@ UFMS.
- Os autores são permitidos e incentivados a distribuírem livremente os artigos publicados na Revista Ensin@ UFMS em suas páginas pessoais e em repositórios institucionais de divulgação científica, após a publicação, sem qualquer período de embargo.
A Revista ENSIN@ UFMS se reserva o direito de publicar os artigos em seu site ou por meio de cópia xerográfica, com a devida citação da fonte.