O Uso do GeoGebra para o Ensino do Cálculo da Área de Polígonos no Ensino Fundamental
Resumo
Os resultados da prova Saeb (Sistema nacional de Avaliação da Educação Básica) apresentam proficiência média em matemática dos quintos e nonos anos em 2019 que são inferiores a 30% de proficiência Inep (2019) e confirmam o que já é percebido em sala de aula, a dificuldade dos estudantes em compreender os assuntos matemáticos. Isto evidencia a necessidade de pesquisas e discussões sobre métodos de ensino da disciplina. Assim, o objetivo deste artigo é apresentar resultados de um estudo realizado para a elaboração de uma coleção de atividades interativas no GeoGebra, que auxilie o professor do ensino fundamental a fazer as demonstrações das fórmulas usadas no cálculo da área de polígonos. O caminho metodológico trilhado pelo estudo foi a realização de uma pesquisa de natureza aplicada; abordagem qualitativa; quanto aos objetivos é exploratória; em relação aos procedimentos é uma pesquisa bibliográfica com método indutivo. Durante o desenvolvimento da pesquisa foi possível conhecer algumas funcionalidades do GeoGebra, como: o uso do aplicativo para representação gráfica de função, discussão sobre resolução de sistemas lineares, a contribuição mútua entre os membros da comunidade GeoGebra e o desenvolvimento colaborativo disponível pelo software.
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