Condição de Existência de um Triângulo via Fluxograma: Um Relato de Experiência
Resumo
Neste trabalho, apresentamos o relato de experiência de uma investigação realizada durante a aplicação de uma sequência didática que versa sobre a condição de existência de um triângulo, com enfoque em fluxogramas. Tal sequência foi implementada em uma turma de sexto ano do ensino fundamental em uma escola da rede municipal e pensada a partir das orientações existentes na Base Nacional Comum Curricular. Consideramos que o uso do material concreto foi decisivo na compreensão da condição de existência de um triângulo, conhecida a medida de três segmentos, enquanto o uso do fluxograma demonstrou-se uma opção viável no processo de ensinar e aprender o tema trabalhado.
Referências
ANDRADE, C. C. de. O ensino da Matemática para o cotidiano. 2013. 48f. Monografia (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino). Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Medianeira, 2013. Disponível em: http://riut.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/20861/2/MD_EDUMTE_2014_2_17.pdf
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC / SEF, p. 148, 1998.
BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
FERNANDES, C; ALVES, F. R. V; ARAÚJO, M. J. Contribuições da resolução de problemas para a formação de professores de matemática através da engenharia didática. Research, Society and Development, v. 8, n. 10, p. 4, 2019.
FONSECA, M. C. R; LOPES, M. P; BARBOSA, M. D. G. G; GOMES, M. L. M; DAYRELL, M. M. M. S. O ensino de Geometria na Escola Fundamental: três questões para a formação do professor dos ciclos iniciais. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
GUIMARÃES, G. G. Novas tendências de aprendizagem em engenharia: o aluno como protagonista na produção do conteúdo curricular na disciplina de cálculo diferencial e integral. Revista de Ensino de Engenharia, v. 38, n. 1, 2019.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista ENSIN@ UFMS o direito de primeira publicação.
- Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada do artigo (por exemplo, em um repositório institucional ou em um livro), seguindo os critérios da licença Creative Commons CC BY–NC–SA e um reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Ensin@ UFMS.
- Os autores são permitidos e incentivados a distribuírem livremente os artigos publicados na Revista Ensin@ UFMS em suas páginas pessoais e em repositórios institucionais de divulgação científica, após a publicação, sem qualquer período de embargo.
A Revista ENSIN@ UFMS se reserva o direito de publicar os artigos em seu site ou por meio de cópia xerográfica, com a devida citação da fonte.