Condição de Existência de um Triângulo via Fluxograma: Um Relato de Experiência

Palavras-chave: Geometria, Fluxograma, Ensino e aprendizagem

Resumo

Neste trabalho, apresentamos o relato de experiência de uma investigação realizada durante a aplicação de uma sequência didática que versa sobre a condição de existência de um triângulo, com enfoque em fluxogramas. Tal sequência foi implementada em uma turma de sexto ano do ensino fundamental em uma escola da rede municipal e pensada a partir das orientações existentes na Base Nacional Comum Curricular. Consideramos que o uso do material concreto foi decisivo na compreensão da condição de existência de um triângulo, conhecida a medida de três segmentos, enquanto o uso do fluxograma demonstrou-se uma opção viável no processo de ensinar e aprender o tema trabalhado.

Biografia do Autor

Juliano da Cunha da Silva, Rede Municipal de Ensino Santa Maria

Mestre em Matemática. Professor da Rede Municipal de Ensino Santa Maria, RS, Brasil.

Carmen Vieira Mathias, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Matemática pela Universidade Federal de Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora Associada da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil.

Referências

ANDRADE, C. C. de. O ensino da Matemática para o cotidiano. 2013. 48f. Monografia (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino). Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Medianeira, 2013. Disponível em: http://riut.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/20861/2/MD_EDUMTE_2014_2_17.pdf

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC / SEF, p. 148, 1998.

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

FERNANDES, C; ALVES, F. R. V; ARAÚJO, M. J. Contribuições da resolução de problemas para a formação de professores de matemática através da engenharia didática. Research, Society and Development, v. 8, n. 10, p. 4, 2019.

FONSECA, M. C. R; LOPES, M. P; BARBOSA, M. D. G. G; GOMES, M. L. M; DAYRELL, M. M. M. S. O ensino de Geometria na Escola Fundamental: três questões para a formação do professor dos ciclos iniciais. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

GUIMARÃES, G. G. Novas tendências de aprendizagem em engenharia: o aluno como protagonista na produção do conteúdo curricular na disciplina de cálculo diferencial e integral. Revista de Ensino de Engenharia, v. 38, n. 1, 2019.

Publicado
2021-12-15
Como Citar
SILVA, J. DA C. DA; MATHIAS, C. V. Condição de Existência de um Triângulo via Fluxograma: Um Relato de Experiência. Revista Ensin@ UFMS, v. 2, n. Esp., p. 299-312, 15 dez. 2021.