O Tema de Equações do Segundo Grau como Espaço para a Generalização

Palavras-chave: Generalização, Equação de segundo grau, Completar quadrados

Resumo

Esse artigo apresenta uma proposta de ensino das equações de segundo grau, a ser apresentada a partir do final do ensino fundamental, sugerindo a abordagem da generalização de fórmulas matemáticas utilizadas no período escolar. Para tanto, consultamos a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que é o documento que norteia o ensino da matemática no Brasil, constatando que o mesmo reitera a relevância do tema. Do mesmo modo, consultamos a literatura referente à Educação Matemática para fundamentar a proposta sobre o ensino da álgebra na prática escolar. Abordamos ainda aspectos históricos que de fato foram imprescindíveis para o desenvolvimento desse tema, uma vez que utilizamos a técnica de completar quadrados, empregada desde o século XII por Bháskara, para resolver situações problemas. O método de completar quadrados se constitui como uma técnica indispensável para obter a generalização da fórmula resolutiva de equações de segundo grau. Na sequência relacionamos as equações de segundo grau com certas representações geométricas, a fim de explanar a técnica do completamento de quadrados. Concluímos com sugestões de situações problemas que abordam o tema.

Biografia do Autor

Alexandre Maicher Neto, Rede Estadual de Educação do Estado do Paraná

Mestre em Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professor do quadro próprio do magistério da Rede Estadual de Educação do Estado do Paraná, PR, Brasil.

Túlio Oliveira de Carvalho, Universidade Estadual de Londrina

Doutorado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor Associado. Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, PR, Brasil. 

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Publicado
2021-12-15
Como Citar
MAICHER NETO, A.; OLIVEIRA DE CARVALHO, T. O Tema de Equações do Segundo Grau como Espaço para a Generalização. Revista Ensin@ UFMS, v. 2, n. Esp., p. 186-209, 15 dez. 2021.