Modelo Didático-Praxeológico para Ensino de Vetores no Ensino Médio: Possibilidades de Trabalhos na Transição para o Ensino Superior

Palavras-chave: Vetores, Ensino de Matemática, Análise Praxeológica

Resumo

Este artigo traz a proposição de um modelo didático-praxeológico - MPD, para o trabalho com um objeto da Geometria Analítica sob a lente da Teoria Antropológica do Didático - TAD. O objetivo principal foi discutir a possibilidade de trabalho com um modelo didático-praxeológico, embasado na noção de vetores no Ensino Médio, como elemento para mitigar lacunas na transição entre Educação Básica e o Ensino Superior, ou seja, um MDP alternativo aos modelos pautados exclusivamente na Base Nacional Comum Curricular - BNCC. O modelo, o objeto e as tarefas propostas são compreendidos pela TAD, que considera como pressuposto a necessidade de tarefas que evoquem a indissociabilidade entre o saber-fazer e o discurso racional que o justifica. Utilizou-se um método inspirado na análise praxeológica para discutir a viabilidade do MDP, a priori. Diante dessas condições, conclui-se que o MDP, pautado na noção de vetores e trabalhado desde o Ensino Médio, pode colocar o estudante em atividade, com praxeologias mais econômicas do ponto de vista cognitivo, nesse nível de escolaridade, mas principalmente no superior.

Biografia do Autor

Pedro José Defensor Menezes, Escola Estadual El Shadai

Mestre em Matemática pela Universidade Federal do Oeste da Bahia. Professor da Escola Estadual El Shadai, Barreiras, Ba, Brasil.

Edmo Fernandes Carvalho, Universidade Federal do Oeste da Bahia

Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências. Professor Adjunto. Membro do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat). Universidade Federal do Oeste da Bahia, Centro das Ciências Exatas e das Tecnologias, Barreiras, Ba, Brasil.

Lauriclecio Figueredo Lopes, Universidade Federal do Oeste da Bahia

Mestre em Matemática. Professor Adjunto. Coordenador do Curso de Licenciatura em Matemática. Universidade Federal do Oeste da Bahia, Centro das Ciências Exatas e das Tecnologias, Barreiras, Ba, Brasil.

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Publicado
2021-12-15
Como Citar
DEFENSOR MENEZES, P. J.; FERNANDES CARVALHO, E.; FIGUEREDO LOPES, L. Modelo Didático-Praxeológico para Ensino de Vetores no Ensino Médio: Possibilidades de Trabalhos na Transição para o Ensino Superior . Revista Ensin@ UFMS, v. 2, n. Esp., p. 164-185, 15 dez. 2021.