A Influência da Autoestima no Desempenho Escolar

Palavras-chave: Autoestima, Emoções, Ensino de Matemática

Resumo

O desempenho dos estudantes é afetado por aspectos cognitivos, relacionais e emocionais. No âmbito das emoções, a autoestima desempenha papel essencial na aprendizagem e no progresso social dos alunos. Para a construção de uma autoestima saudável, é estritamente necessário o envolvimento de familiares e equipe escolar, a fim de proporcionar um ambiente seguro e motivador para a criança e adolescente. Através de revisões bibliográficas, foi possível observar as definições de autoestima, dimensionar ações que impactam na autoestima dos alunos e conhecer teorias que apontam a importância da autoestima no ambiente escolar. Dentro do ensino de matemática, estudos identificaram os mais variados tipos de emoções relacionadas à realidade de cada aluno e percebe-se que, tanto as afetividades positivas quanto as negativas, influenciam no desempenho e nas relações escolares.  A partir da discussão elaborada, é possível notar que a autoestima pode ser elevada a partir das ações da equipe escolar e da contextualização da vivência do aluno, sendo essencial o incentivo familiar e escolar para o desenvolvimento eficaz e significativo da aprendizagem.

 

Biografia do Autor

Renata Furtado Horta, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Discente do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT). Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba, Minas Gerais, Brasil.

Marcelo Ferreira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutor em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), São José do Rio Preto, SP. Orientador do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT). Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba, Minas Gerais, Brasil.

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Publicado
2021-12-15
Como Citar
HORTA, R. F.; FERREIRA, M. A Influência da Autoestima no Desempenho Escolar. Revista Ensin@ UFMS, v. 2, n. Esp., p. 276-286, 15 dez. 2021.