Investigação com o Problema do Mapa do Tesouro

Palavras-chave: Caça ao tesouro, Investigação matemática, Ensino médio, História da matemática

Resumo

Apresenta-se, neste artigo, uma pesquisa de cunho qualitativo, recorte de uma dissertação de mestrado do primeiro autor, a qual teve por objetivo analisar como estudantes do Ensino Médio realizam uma atividade investigativa na resolução do problema clássico, ‘A Caça ao Tesouro’, adaptado em uma situação real no Parque São Luiz, pertencente à escola. A pesquisa foi realizada durante o mestrado e o recorte aqui adaptado explorou como metodologia de ensino a Investigação Matemática. Os sujeitos foram 10 estudantes dos três níveis do Ensino Médio de uma escola privada no interior gaúcho, na qual o primeiro autor é professor e líder de um grupo específico criado para resolver problemas curiosos, os quais retomam e complementam temas do currículo do referido nível de ensino. Os resultados da pesquisa mostraram que os estudantes compreenderam o problema original adaptado às suas realidades, elaboraram estratégias de busca ao tesouro e o encontraram, atingindo o objetivo proposto. Conclui-se, além disso, que os fatos históricos trazidos pelo professor os motivaram a resolver o problema adaptado criativamente e com entusiasmo o que nem sempre ocorre em aulas convencionais. Dessa forma, a metodologia de Investigação Matemática mostrou-se eficiente para os sujeitos envolvidos na pesquisa.

Biografia do Autor

Gustavo Rosas Rodrigues, Universidade Federal de Santa Maria

Professor do Ensino Básico. Mestre pelo Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil.

José Carlos Pinto Leivas, Universidade Franciscana

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana (UFN); líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Geometria (GEPGEO), Santa Maria, RS, Brasil.

Lidiane Buligon, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Física pela Universidade Federal de Santa Maria. Docente no Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil.

Referências

BOYER, C.B. História da Matemática. São Paulo: Edgard Blucher, 2010.

BARBEAU, E.J. Polynomials. Springer-Verlag, 1989.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.

EVES, H. Introdução à história da matemática. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2004.

LAKATOS, I. A Lógica do Descobrimento Matemático – Provas e Refutações. (org. WORRAL, J. e ZAHAR, E.). Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

MYERS, G. Análise da conversação e da fala. In: BAUER, M.W.; GASKELL, G. Pesquisa Qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 13a. ed. Petrópolis : Vozes, 2. reimpressão 2017.

PONTE, J. P. da; BROCARDO, J.; OLIVEIRA, H. Investigações matemáticas na sala de aula. 1ª ed., Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

RODRIGUES, G. R. Uma abordagem para o problema do Mapa do Tesouro aplicado ao ensino de Geometria. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT- UFSM), 2014, 64p.

REIS, I. Fundamentos da Matemática. Editora Moderna, 1996.

ROQUE, T; CARVALHO, J.B.P. Tópicos de história da Matemática. Rio de Janeiro: SBM 2012.

SEVERINO, A.J. Metodologia do trabalho científico. 24. ed. Revista e atualizada. São Paulo: Cortez, 2016.

Publicado
2021-12-15
Como Citar
ROSAS RODRIGUES, G.; LEIVAS, J. C. P.; BULIGON, L. Investigação com o Problema do Mapa do Tesouro. Revista Ensin@ UFMS, v. 2, n. Esp., p. 143-163, 15 dez. 2021.