Investigação com o Problema do Mapa do Tesouro
Resumo
Apresenta-se, neste artigo, uma pesquisa de cunho qualitativo, recorte de uma dissertação de mestrado do primeiro autor, a qual teve por objetivo analisar como estudantes do Ensino Médio realizam uma atividade investigativa na resolução do problema clássico, ‘A Caça ao Tesouro’, adaptado em uma situação real no Parque São Luiz, pertencente à escola. A pesquisa foi realizada durante o mestrado e o recorte aqui adaptado explorou como metodologia de ensino a Investigação Matemática. Os sujeitos foram 10 estudantes dos três níveis do Ensino Médio de uma escola privada no interior gaúcho, na qual o primeiro autor é professor e líder de um grupo específico criado para resolver problemas curiosos, os quais retomam e complementam temas do currículo do referido nível de ensino. Os resultados da pesquisa mostraram que os estudantes compreenderam o problema original adaptado às suas realidades, elaboraram estratégias de busca ao tesouro e o encontraram, atingindo o objetivo proposto. Conclui-se, além disso, que os fatos históricos trazidos pelo professor os motivaram a resolver o problema adaptado criativamente e com entusiasmo o que nem sempre ocorre em aulas convencionais. Dessa forma, a metodologia de Investigação Matemática mostrou-se eficiente para os sujeitos envolvidos na pesquisa.
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