Pontos Notáveis do Triângulo: Um Estudo Através da Resolução de Problemas

Palavras-chave: Formulação de problemas, Pontos notáveis no triângulo, Construções geométricas

Resumo

Este relato de pesquisa envolveu a formulação e resolução de três tarefas com o propósito de promover o estudo do circuncentro, um dos pontos notáveis do triângulo. Este estudo foi motivado a partir das lacunas encontradas na análise documental do Currículo do Estado de São Paulo (SÃO PAULO, 2012) e os respectivos materiais de apoio. Na perspectiva de uma metodologia qualitativa com base no referencial Ensino-Aprendizagem-Avaliação através da Resolução de Problemas, analisamos a produção escrita de 24 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental envolvidos na resolução de atividades matemáticas. Como resultados de pesquisa, revelamos pontos positivos e pontos de melhoria quanto ao estudo das propriedades do circuncentro através da Resolução de Problemas.

Biografia do Autor

Sandra Iris Naveiro Galera, Universidade Federal de São Carlos

Discente do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT). Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), SP, Brasil.

Paulo César Oliveira, Universidade Federal de São Carlos

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Docente do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT). Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), SP, Brasil.

Referências

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Publicado
2021-12-15
Como Citar
GALERA, S. I. N.; OLIVEIRA, P. C. Pontos Notáveis do Triângulo: Um Estudo Através da Resolução de Problemas. Revista Ensin@ UFMS, v. 2, n. Esp., p. 119-142, 15 dez. 2021.