A Produção de Conhecimento sobre a BNCC como Política Curricular: Caracterização das Publicações em Artigos, Teses e Dissertações
Resumo
Este artigo tem por objetivo indicar as principais características das publicações sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Brasil classificadas como política curricular. As publicações classificadas como política curricular decorrem de um amplo levantamento sobre as publicações em artigos, teses e dissertações sobre a BNCC publicadas em Língua Portuguesa (Brasil) entre os anos de 2014 e 2020. O levantamento, por sua vez, está vinculado a um exercício ampliado de pesquisa que busca elucidar as características teórico-epistemológicas da produção de conhecimento sobre a BNCC a partir do aporte da metapesquisa, com o Enfoque das Epistemologias da Política Educacional. O texto mostra que as publicações sobre a BNCC, vinculadas à categoria política curricular, caracterizam-se pelo diálogo com outras políticas como as de gestão, avaliação e de formação de professores, bem como, com as diferentes etapas da educação básica brasileira.
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