O Profmat no Campus de Três Lagoas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul no Período de 2012 a 2021: Entre Diálogos, Aspectos e Impactos

Palavras-chave: Mestrado Profissional, Matemática, Egressos

Resumo

O presente trabalho apresenta resultados de uma pesquisa sobre o oferecimento do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), no campus de Três Lagoas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul no período de 2012 a 2021, visando identificar alguns aspectos importantes sobre o perfil do aluno que procura o Profmat no campus, bem como evidenciar impactos na vida profissional dos egressos do programa. A pesquisa foi iniciada por uma análise de documentos, considerando os dados disponíveis sobre o programa, registros da coordenação de curso e informações disponíveis na Plataforma Sucupira. A continuidade do trabalho foi feita por meio da aplicação de um questionário on-line aos egressos do curso, com perguntas objetivas e abertas, utilizando metodologia descritiva. Foram obtidas 43 respostas, que indicaram um grau de satisfação importante com o curso realizado, bem como um aumento de oportunidades para os participantes que, além de se manterem na docência na educação básica, passaram a ocupar outros espaços, atuando tanto no ensino técnico quanto no ensino superior.

Biografia do Autor

Eugenia Brunilda Opazo Uribe, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora Associada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Três Lagoas (CPTL). Três Lagoas, MS, Brasil.

Fernando Pereira de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas. Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Três Lagoas (CPTL). Coordenador do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional/CPTL (Profmat) Três Lagoas, MS, Brasil.

Antonio Carlos Tamarozzi, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Matemática pela Universidade de Brasília (UnB). Professor Associado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Três Lagoas (CPTL). Docente do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional/CPTL (Profmat), Três Lagoas, MS, Brasil.

Referências

BRECH, C. O 'dilema Tostines' das mulheres na matemática. Revista Matemática Universitária No. 54. 2018. Disponível em: https://rmu.sbm.org.br/wp-content/uploads/sites/27/2018/08/kika_final.pdf. Acesso em: 15 nov. 2021.

MANZATO, A. J; SANTOS, A. B. A Elaboração de Questionários na Pesquisa Quantitativa. Minicurso. 2002. Disponível em: http://www.inf.ufsc.br/~vera.carmo/Ensino_2012_1/. Acesso em: 30 nov. 2021.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE MATEMÁTICA. PROMAT: Uma Reflexão e alguns Resultados. Rio de Janeiro: SBM, 2017. Disponível em: https://profmat-sbm.org.br/documentos/. Acesso em: 30 nov. 2021.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE MATEMÁTICA. Regimento do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional. Rio de Janeiro: SBM, 2011a.

Disponível em: https://profmat-sbm.org.br/documentos/. Acesso em: 15 nov. 2021.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE MATEMÁTICA. Ofício 003/2011 - PROFMAT/SBM. Rio de Janeiro, 2011b. Disponível em: https://profmat-sbm.org.br/documentos/. Acesso em: 20 nov. 2021.

TAKAI, A. M. Perspectivas do Profmat: Política Pública em construção. 175f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e da Saúde) – Instituto de Ciências Básicas da Saúde, Universidade Federal de Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2017. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/159502. Acesso em: 14 nov. 2021.

VIANA, M. Matemática no Ensino Médio: Desafios e Iniciativas. In: FOGUEL, D.; SCHEUENSTUHL, M. C. B. (Org.). Desafios da Educação Técnico-Científica no Ensino Médio. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Ciências, 2018, cap. 2, p. 130-140. Disponível em: http://www.abc.org.br/evento/desafios-da-educacao-tecnico-cientifica-no-ensino-medio/. Acesso em: 12 out. 2021.

Publicado
2021-12-15
Como Citar
URIBE, E. B. O.; SOUZA, F. P. DE; TAMAROZZI, A. C. O Profmat no Campus de Três Lagoas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul no Período de 2012 a 2021: Entre Diálogos, Aspectos e Impactos. Revista Ensin@ UFMS, v. 2, n. Esp., p. 29-43, 15 dez. 2021.