O Profmat no Campus de Três Lagoas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul no Período de 2012 a 2021: Entre Diálogos, Aspectos e Impactos
Resumo
O presente trabalho apresenta resultados de uma pesquisa sobre o oferecimento do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), no campus de Três Lagoas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul no período de 2012 a 2021, visando identificar alguns aspectos importantes sobre o perfil do aluno que procura o Profmat no campus, bem como evidenciar impactos na vida profissional dos egressos do programa. A pesquisa foi iniciada por uma análise de documentos, considerando os dados disponíveis sobre o programa, registros da coordenação de curso e informações disponíveis na Plataforma Sucupira. A continuidade do trabalho foi feita por meio da aplicação de um questionário on-line aos egressos do curso, com perguntas objetivas e abertas, utilizando metodologia descritiva. Foram obtidas 43 respostas, que indicaram um grau de satisfação importante com o curso realizado, bem como um aumento de oportunidades para os participantes que, além de se manterem na docência na educação básica, passaram a ocupar outros espaços, atuando tanto no ensino técnico quanto no ensino superior.
Referências
BRECH, C. O 'dilema Tostines' das mulheres na matemática. Revista Matemática Universitária No. 54. 2018. Disponível em: https://rmu.sbm.org.br/wp-content/uploads/sites/27/2018/08/kika_final.pdf. Acesso em: 15 nov. 2021.
MANZATO, A. J; SANTOS, A. B. A Elaboração de Questionários na Pesquisa Quantitativa. Minicurso. 2002. Disponível em: http://www.inf.ufsc.br/~vera.carmo/Ensino_2012_1/. Acesso em: 30 nov. 2021.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE MATEMÁTICA. PROMAT: Uma Reflexão e alguns Resultados. Rio de Janeiro: SBM, 2017. Disponível em: https://profmat-sbm.org.br/documentos/. Acesso em: 30 nov. 2021.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE MATEMÁTICA. Regimento do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional. Rio de Janeiro: SBM, 2011a.
Disponível em: https://profmat-sbm.org.br/documentos/. Acesso em: 15 nov. 2021.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE MATEMÁTICA. Ofício 003/2011 - PROFMAT/SBM. Rio de Janeiro, 2011b. Disponível em: https://profmat-sbm.org.br/documentos/. Acesso em: 20 nov. 2021.
TAKAI, A. M. Perspectivas do Profmat: Política Pública em construção. 175f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e da Saúde) – Instituto de Ciências Básicas da Saúde, Universidade Federal de Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2017. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/159502. Acesso em: 14 nov. 2021.
VIANA, M. Matemática no Ensino Médio: Desafios e Iniciativas. In: FOGUEL, D.; SCHEUENSTUHL, M. C. B. (Org.). Desafios da Educação Técnico-Científica no Ensino Médio. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Ciências, 2018, cap. 2, p. 130-140. Disponível em: http://www.abc.org.br/evento/desafios-da-educacao-tecnico-cientifica-no-ensino-medio/. Acesso em: 12 out. 2021.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista ENSIN@ UFMS o direito de primeira publicação.
- Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada do artigo (por exemplo, em um repositório institucional ou em um livro), seguindo os critérios da licença Creative Commons CC BY–NC–SA e um reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Ensin@ UFMS.
- Os autores são permitidos e incentivados a distribuírem livremente os artigos publicados na Revista Ensin@ UFMS em suas páginas pessoais e em repositórios institucionais de divulgação científica, após a publicação, sem qualquer período de embargo.
A Revista ENSIN@ UFMS se reserva o direito de publicar os artigos em seu site ou por meio de cópia xerográfica, com a devida citação da fonte.