Reflexões sobre os impactos da Resolução no 02/2019 na Formação Inicial Docente

Palavras-chave: Formação Inicial Docente, BNC-Formação, Competências

Resumo

A formação docente no Brasil é lócus de disputas e relações de poder. A partir de uma abordagem qualitativa, este artigo objetiva discutir e fomentar o debate, sobre a concepção de formação de professores presente na Resolução no 02/2019 (BNC – Formação). Inferimos que a resolução alinha a formação docente para uma estrita reprodução de competências impostas pela BNCC e BNC-Formação, o que retira os professores da centralidade de seu trabalho e restringe a intelectualidade da profissão docente. Verificamos que, além da perspectiva alinhada às competências, a concepção de formação docente da Resolução no 02/2019 se aporta em uma dimensão técnica e instrumental, pois sobreleva a prática e minimiza a teoria. Tal situação leva à uma padronização do trabalho docente e à redução da prática para o sentido utilitário a partir do domínio de conteúdos e conhecimentos técnicos. Assim, a concepção de formação docente contida nos excertos do documento demonstra um viés técnico, praticista e utilitarista, envergando a educação brasileira para um indistinguível retrocesso que implica ainda mais na profunda precarização do trabalho docente.

Biografia do Autor

Flavia Wegrzyn Magrinelli Martinez, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professora do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Centro de Ciências Humanas e da Educação- CCHE/Colegiado de Pedagogia, Campus de Jacarezinho, Paraná, Brasil.

Nathalia Cristina Vidal, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Acadêmica do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Norte do Paraná, Campus de Jacarezinho, PR, Brasil.

Analígia Miranda da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/FCT). Professora adjunta na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus do Pantanal (CPAN), Corumbá, MS, Brasil.

Referências

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Publicado
2021-12-06
Como Citar
MARTINEZ, F. W. M.; VIDAL, N. C.; SILVA, A. M. DA. Reflexões sobre os impactos da Resolução no 02/2019 na Formação Inicial Docente. Revista Ensin@ UFMS, v. 2, n. 6, p. 115-132, 6 dez. 2021.