Questões de Gênero na Educação Profissional e Tecnológica

Palavras-chave: Gênero, Educação Profissional e Tecnológica, Violência de Gênero

Resumo

O objetivo desta escrita é analisar as representações de gênero e violência de gênero de membras de Núcleos de Estudos sobre Gênero dos Institutos Federais do Rio Grande do Sul (RS). Sabe-se que as profissões são gendradas, portanto, o debate sobre a temática se faz importante na Educação Profissional e Tecnológica. Diante disso, esta pesquisa é qualitativa, sendo a construção dos dados realizada a partir de entrevistas semiestruturadas com sete integrantes de um Núcleo de Gênero de um Instituto Federal do estado do RS. Ademais, as discussões foram realizadas à luz da análise de conteúdo. Desse modo, conclui-se que cada participante tem sua forma de vivenciar a violência de gênero e a interpreta de maneira singular. As participações nos núcleos podem fazer convergir suas respostas, dado que todas compreendem o gênero como uma construção social do feminino e do masculino. Quanto às violências de gênero, a maioria afirmou que aquelas relacionadas à agressão física são as mais impactantes, porém existem outros tipos de violência.

Biografia do Autor

Tábata Fioravanti, Instituto Federal Farroupilha

Mestrado. Instituto Federal Farroupilha, Campus Jaguari, Programa de PósGraduação em Educação Profissional e Tecnológica, Jaguari, RS, Brasil.

Vantoir Brancher, Instituto Federal Farroupilha

Doutorado. Professor Efetivo do Instituto Federal Farroupilha, Campus Jaguari. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação Inicial e Continuada de Professores (MAGMA). Jaguari, RS, Brasil.

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Publicado
2022-12-20
Como Citar
FIORAVANTI, T.; BRANCHER, V. Questões de Gênero na Educação Profissional e Tecnológica. Revista Ensin@ UFMS, v. 3, n. 7, p. 225-244, 20 dez. 2022.