Questões de Gênero na Educação Profissional e Tecnológica
Resumo
O objetivo desta escrita é analisar as representações de gênero e violência de gênero de membras de Núcleos de Estudos sobre Gênero dos Institutos Federais do Rio Grande do Sul (RS). Sabe-se que as profissões são gendradas, portanto, o debate sobre a temática se faz importante na Educação Profissional e Tecnológica. Diante disso, esta pesquisa é qualitativa, sendo a construção dos dados realizada a partir de entrevistas semiestruturadas com sete integrantes de um Núcleo de Gênero de um Instituto Federal do estado do RS. Ademais, as discussões foram realizadas à luz da análise de conteúdo. Desse modo, conclui-se que cada participante tem sua forma de vivenciar a violência de gênero e a interpreta de maneira singular. As participações nos núcleos podem fazer convergir suas respostas, dado que todas compreendem o gênero como uma construção social do feminino e do masculino. Quanto às violências de gênero, a maioria afirmou que aquelas relacionadas à agressão física são as mais impactantes, porém existem outros tipos de violência.
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