As Mulheres nos Livros Didáticos de Ensino Médio: Avanços e Desafios de Representatividade

Palavras-chave: Mulheres cientistas, Interseccionalidade, Epistemologia, Representatividade, Educação Feminista

Resumo

O livro didático é um importante instrumento pedagógico de aprendizagem escolar que traz consigo, além dos conteúdos acadêmicos, aspectos de natureza política, econômica, social e cultural. Por sua relevância de discurso, o livro didático já chegou a ser objeto de censura, e, pode representar, no seu discurso, a manutenção ou o questionamento das visões hegemônicas de poder no mundo. Para o estudante, o livro será uma referência para os grandes personagens das ciências, e, atuará como formador do imaginário do que é ser  cientista, podendo o encorajar a seguir determinadas carreiras científicas. Por isso, é fundamental que o livro paute pela representatividade das vozes da ciência. Considerando a sociedade patriarcal como opressora do gênero feminino, é evidente que mulheres tiveram menor acesso às carreiras científicas, e sofreram pelo silenciamento das suas contribuições à ciência. O livro didático não deve perpetuar esse padrão. Deve, sim, atuar com a instituição escolar na promoção de uma sociedade equalitária. Para entender se os livros didáticos estão cumprindo esse papel, analisamos uma coleção de livros didáticos de Biologia utilizados como material pedagógico dos alunos de ensino médio de uma escola técnica. Embora os livros tragam algumas das cientistas reconhecidas, e citem, em diversos momentos, cientistas contemporâneas, ainda há pouca representatividade das mulheres, especialmente nos registros visuais. Além disso, a representatividade das mulheres negras demonstrou ter pouco espaço. Neste estudo, discutimos os resultados encontrados à luz dos princípios de uma educação feminista, preocupada em promover a igualdade e combater a narrativa hegemônica da sociedade patriarcal.

Biografia do Autor

Camila Clozato Lara, Instituto Federal do Paraná

Doutora em Ciências (Biologia-Genética), Universidade de São Paulo (USP); Professora do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Campus Paranavaí, Paranavaí, PR, Brasil.

Gabrielen Silva de Abreu, Universidade Estadual do Paraná

Acadêmica de Licenciatura em Letras. Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus Paranavaí, Paranavaí, Paraná, Brasil.

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Publicado
2022-12-20
Como Citar
CLOZATO LARA, C.; SILVA DE ABREU, G. As Mulheres nos Livros Didáticos de Ensino Médio: Avanços e Desafios de Representatividade. Revista Ensin@ UFMS, v. 3, n. 7, p. 65-85, 20 dez. 2022.