Prática Pedagógica para a Formação Inicial de Professores do Curso de Pedagogia: O Ensino e Aprendizagem de Gênero e Sexualidade nas Séries Iniciais

Palavras-chave: Educação, Gênero, Sexualidade, Prática Pedagógica

Resumo

RESUMO: O artigo tem como objetivo fornecer subsídios teóricos-metodológicos para o trabalho com gênero e sexualidade nas séries iniciais do Ensino Fundamental. A temática em pauta foi elaborada a partir da disciplina de prática pedagógica do Curso de Pedagogia, por considerar a necessidade do debate acerca de gênero e sexualidade para além das normatividades e representações produzidas no contexto escolar, e mesmo no ambiente universitário, quando se analisa que o currículo da Pedagogia se exime do debate nas suas ementas. O texto foi construído com base na concepção da Pedagogia Histórico-Critica, baseada no Materialismo Histórico-Dialético, que considera a escola como um espaço de socialização do saber científico na sua forma mais elaborada produzida pela humanidade (SAVIANI, 2013) que precisa ser apropriado pelos filhos da classe trabalhadora. Nesse sentido, foi utilizada a revisão da literatura já produzida sobre ensino e a aprendizagem de gênero e sexualidade, por meio da análise documental, com destaque para práticas metodológicas a partir da literatura infantojuvenil, que pode envolver o trabalho docente no planejamento da sua prática pedagógica. Conclui-se que as práticas pedagógicas dos docentes não devem ser submetidas ao Estado formador, para não ocorrer a criminalização dos sujeitos em sala de aula, e não alimentar os ideais do sexismo, da homofobia, do racismo, que se apresentam como um dos entraves nos contextos escolares, podendo ocasionar evasão, repetência e discriminação social, pois a escola deve ser um espaço de confrontação dessas práticas, a fim de não violar os direitos e a dignidade humana.

Biografia do Autor

Solange Pereira da SIlva, Universidade Federal do Pará

Doutorado em Educação. Universidade Federal do Pará/PPGED. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologias e Comunicação no Marajó (GPETCOM). Docente Adjunta I da Faculdade de Educação e Ciências Humanas. Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Universitário de Breves, Marajó, PA, Brasil.

Luciano da Silva Leão Soares, Universidade Federal do Pará

Formado em Recursos Humanos pela Universidade Cidade São Paulo (UNICID). Especialização em Psicopedagogia e Educação Especial pela Faculdade Intercultural da Amazônia (FIAMA). Graduando em Pedagogia Licenciatura Plena, Faculdade de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Breves, Marajó, PA, Brasil.

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Publicado
2022-12-20
Como Citar
PEREIRA DA SILVA, S.; DA SILVA LEÃO SOARES, L. Prática Pedagógica para a Formação Inicial de Professores do Curso de Pedagogia: O Ensino e Aprendizagem de Gênero e Sexualidade nas Séries Iniciais. Revista Ensin@ UFMS, v. 3, n. 7, p. 200-224, 20 dez. 2022.