Uma Análise das Evidências das Práticas de Multiletramentos no Ensino de Língua Portuguesa

Palavras-chave: Ensino de língua portuguesa, Práticas de multiletramentos, Profletras

Resumo

O ensino de língua portuguesa, como as demais áreas do currículo, é afetado pelas mudanças advindas da forte interferência das tecnologias da informação e comunicação nos diferentes setores da vida social. E a escola, como espaço interconectado com os processos de mudanças sociais e culturais, é impulsionada a assumir os mais complexos desafios de ensinar, sobretudo, a língua materna sob a perspectiva de letrar e multiletrar os estudantes. Nesse cenário de busca por mudanças no ensino, em 2013, surge, no Brasil, o Programa Stricto Sensu Mestrado Profissional em Letras (Profletras), em rede nacional, com a meta de promover a formação de docentes de Língua Portuguesa. Diante disso, os objetivos deste estudo visam: a) compreender os procedimentos didáticos adotados pelos egressos do Profletras, entre 2015 e 2020, cujo enfoque alinha-se aos estudos linguísticos, na Universidade do Estado de Mato Grosso, unidade Sinop; b) identificar as evidências que emergem para expansão das práticas de multiletramentos. A pesquisa é qualitativa, de natureza interpretativista, em conjunto com análise documental. O conjunto de dados é composto por trinta e três (33) Trabalhos de Conclusão Final (TCF) e sinaliza que os procedimentos da sequência didática se mostraram fortes aliados nas práticas de multiletrar na escola, como também a metodologia de utilização das tecnologias da informação e comunicação (TIC) facilitou a inserção, o engajamento e o protagonismo dos estudantes em práticas de linguagem transformadoras.

Biografia do Autor

Albina Pereira de Pinho, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutorado em Educação (UFRGS). Universidade do Estado de Mato Grosso, Câmpus de Sinop/Faculdade de Ciências Humanas e Linguagem/Sinop, MT, Brasil. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada e Sociolinguística (GEPLIAS/CNPq). Professora permanente dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu: Mestrado Acadêmico em Letras, Mestrado Profissional em Letras e Mestrado Profissional em Educação Inclusiva.

Leandra Ines Seganfredo Santos, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutorado em Estudos Linguísticos (UNESP). Universidade do Estado de Mato Grosso, Câmpus de Sinop/Faculdade de Ciências Humanas e Linguagem/Sinop, MT, Brasil. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada e Sociolinguística (GEPLIAS/CNPq). Membro do Grupo de Trabalho da ANPOLL – Estudos Linguísticos na Amazônia Brasileira (ELIAB). Professora permanente dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu: Mestrado Acadêmico em Letras e Mestrado Profissional em Letras.

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Publicado
2023-12-31
Como Citar
DE PINHO, A. P.; SANTOS, L. I. S. Uma Análise das Evidências das Práticas de Multiletramentos no Ensino de Língua Portuguesa. Revista Ensin@ UFMS, v. 4, n. 8, p. 430-454, 31 dez. 2023.
Seção
Dossiê