Uma Análise das Evidências das Práticas de Multiletramentos no Ensino de Língua Portuguesa
Resumo
O ensino de língua portuguesa, como as demais áreas do currículo, é afetado pelas mudanças advindas da forte interferência das tecnologias da informação e comunicação nos diferentes setores da vida social. E a escola, como espaço interconectado com os processos de mudanças sociais e culturais, é impulsionada a assumir os mais complexos desafios de ensinar, sobretudo, a língua materna sob a perspectiva de letrar e multiletrar os estudantes. Nesse cenário de busca por mudanças no ensino, em 2013, surge, no Brasil, o Programa Stricto Sensu Mestrado Profissional em Letras (Profletras), em rede nacional, com a meta de promover a formação de docentes de Língua Portuguesa. Diante disso, os objetivos deste estudo visam: a) compreender os procedimentos didáticos adotados pelos egressos do Profletras, entre 2015 e 2020, cujo enfoque alinha-se aos estudos linguísticos, na Universidade do Estado de Mato Grosso, unidade Sinop; b) identificar as evidências que emergem para expansão das práticas de multiletramentos. A pesquisa é qualitativa, de natureza interpretativista, em conjunto com análise documental. O conjunto de dados é composto por trinta e três (33) Trabalhos de Conclusão Final (TCF) e sinaliza que os procedimentos da sequência didática se mostraram fortes aliados nas práticas de multiletrar na escola, como também a metodologia de utilização das tecnologias da informação e comunicação (TIC) facilitou a inserção, o engajamento e o protagonismo dos estudantes em práticas de linguagem transformadoras.
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