Avaliação da Aprendizagem em Língua Portuguesa no Ensino Remoto Emergencial: Contribuições das Pesquisas Educacionais
Resumo
O objetivo geral desta pesquisa foi analisar as contribuições das produções científicas nacionais para compreender o processo de avaliação em Língua Portuguesa no contexto do Ensino Remoto. Especificamente buscou-se apresentar um levantamento da produção bibliográfica com intuito de identificar os estudos brasileiros voltados à disciplina de Língua Portuguesa, como também, averiguar quais deles contemplavam a Pedagogia dos Multiletramentos. A partir de uma abordagem qualitativa, recorreu-se a uma pesquisa bibliográfica de cunho exploratório e, para o tratamento de dados, realizou-se uma análise de conteúdo por meio da técnica de análise temático-categorial. Foram selecionados 13 artigos publicados em periódicos nacionais entre os anos de 2020 a 2021, que abordaram a temática do ensino remoto, avaliação da aprendizagem e multiletramentos. Os resultados sugerem que, no período da coleta, as investigações nesta perspectiva eram incipientes. As reflexões deste estudo podem oferecer contribuições para compreender o papel da pesquisa na adequação dos processos avaliativos em Língua Portuguesa no contexto do Ensino Remoto.
Referências
ABREU, R; ALMEIDA. D. Refletindo sobre a pesquisa e sua importância na formação e na prática do professor do ensino fundamental. 2008. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2008.
ANDRADE, N. A. Como avaliar os alunos do ensino Fundamental durante o período de ensino remoto. Revista Educar e Evoluir, n.22, p.7-12, Jan. 2021.
ANDRADE, R. M.; ALMEIDA, Danilo Di Manno de. Refletindo sobre a pesquisa e sua importância na formação e na prática do professor do ensino fundamental. Revista Faced, Salvador, n.14, p.73-85, jul./dez. 2008. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/1393/1/2655.pdf. Acesso em: 10 out. 2022.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BEHAR, P. O Ensino Remoto Emergencial e a Educação a Distância. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2020. Disponível em: https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensino-remoto-emergencial-e-a-ed%20ucacao-a-distancia/. Acesso em: 03 nov. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
COPE, B.; KALANTZIS, M. (Ed.). Multiliteracies: literacy learning and the design of social futures. London: Routledge, 2000.
DUBOC, A. P. M. Avaliação da aprendizagem de línguas e os multiletramentos. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 26, p. 664-687, 2015.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
SOUZA, G. Pesquisa em educação e pandemia. Disponível em: https://niepmarx.blog.br/MManteriores/MM2021/Anais_MM2021/MC16_4.pdf.
Acesso em: 04 dez. de 2022.
GUBA, E. G.; LINCOLN, Y. S. Fourth Generation Evaluation,
Newbury Park, CA: Sage. Publications, 1989.
ISCHKANIAN, S. H. D. Avaliação. Disponível
em: http://https://https://simonehelendrumond.blogspot.com/. Acesso em: 20 out. 2022.
LEAL, T. F. Intencionalidades da avaliação na língua portuguesa. Em Silva, J. F.; Hoffmann, J. & Esteban, M. T. Práticas avaliativas e aprendizagens significativas em diferentes áreas do currículo. Porto Alegre: Ed. Mediação, 2003, pp 19-31.
LUCKESI, C. C. O que é mesmo o ato de avaliar a aprendizagem? Pátio. Porto alegre: ARTMED. Ano 3, n. 12 fev./abr. 2000.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições - 12. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
LUCKESI, C. C. Verificação ou avaliação: o que pratica a escola? Série Idéias n. 8, São Paulo: FDE, 1998, pp. 71-80.
MARCUSCHI, B.; SUASSUNA, L. (Org.). Avaliação em língua portuguesa:
contribuições para a prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
MICHAELIS. Moderno dicionário da língua portuguesa. São Paulo: Melhoramentos. Disponível em: http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php. Acesso em: 20 out. 2022.
MIZUKAMI, M. G. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
OLIVEIRA, D. C. Análise de conteúdo temático-categorial: uma proposta de sistematização. Rev. enferm. UERJ, Rio de Janeiro, 2008 out/dez; 16(4):569-76. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-512081. Acesso em 10 out. 2022.
PAULO, J. (org.) et al. Ensino remoto emergencial em tempos de pandemia: tecendo algumas considerações. Dialogia, São Paulo, n.36. p. 193-204, set/dez de 2020.
PALÚ, J. (org.) et al. Desafios da educação em tempos de pandemia. Cruz alta - Brasil: Ilustração, 2020.
PERNAMBUCO. Decreto n° 48.810, de 16 de março de 2020. Dispõe sobre medidas temporárias para enfrentamento da emergência de saúde pública. Disponível em:
https://legis.alepe.pe.gov.br/texto.aspx?tiponorma=6&numero=48810&compleme%20nto=0&ano=2020&tipo=&url=. Acesso em: 5 nov. 2022.
PERRENOUD, P. Não mexam na minha avaliação! Para uma abordagem sistêmica da mudança pedagógica. In: ESTRELA, A.; NÓVOA, A.(dir.). Avaliações em educação: novas perspectivas. Lisboa: Educa, 1999. p.155-173.
QUINTINO, A. Reflexões sobre a Multimodalidade em tempos de pandemia. In: Seminário Nacional de Pesquisa em Educação, III, 2020, Campos dos Goytacazes. Organização e Práticas Educativas na Educação Básica. v. 3 n. 1 (2020).Disponível em: https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/SENPE/article/view/14898/9768. Acesso em: 15 nov. 2022.
RABELO, E. H. Avaliação: novos tempos e novas práticas. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.
ROJO, R. Gêneros discursivos do Círculo de Bakhtin e multiletramentos. In: ROJO, Roxane (Org.). Escol@ conect@d@: os multiletramentos e as TICs. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2013. p. 13-36.
SANTOS, Claitonei. Educação escolar no contexto de pandemia: algumas reflexões. Gestão & Tecnologia, Faculdade Delta. Ano IX, V. 1 Edição: 30 Jan/Jun 2020.
SILVA, L. et al. Pesquisa documental: alternativa investigativa na formação docente. In: Congresso Nacional de Educação, X, 2009, Curitiba.
SOUZA, C. P. Avaliação do rendimento escolar. 11. ed. Campinas: Papirus, 2003.
SUASSUNA, L. Instrumentos de avaliação em língua portuguesa: Limites e possibilidades. In: Avaliação em língua portuguesa : contribuições para a prática pedagógica / organizado por Beth Marcurschi e Lívia Suassuna. — 1 ed., 1 reimp. Belo Horizonte : Autêntica , 2007. 144 p.
TRAVAGLIA, L. C. Gramática e interação: uma proposta para o ensino da gramática no 1º e 2º grau.1ª Edição. São Paulo: Cortez, 2002.
Copyright (c) 2023 Larissa Danieli Candido de Souza, Maria Niedja Pereira Martins
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista ENSIN@ UFMS o direito de primeira publicação.
- Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada do artigo (por exemplo, em um repositório institucional ou em um livro), seguindo os critérios da licença Creative Commons CC BY–NC–SA e um reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Ensin@ UFMS.
- Os autores são permitidos e incentivados a distribuírem livremente os artigos publicados na Revista Ensin@ UFMS em suas páginas pessoais e em repositórios institucionais de divulgação científica, após a publicação, sem qualquer período de embargo.
A Revista ENSIN@ UFMS se reserva o direito de publicar os artigos em seu site ou por meio de cópia xerográfica, com a devida citação da fonte.