Avaliação da Aprendizagem em Língua Portuguesa no Ensino Remoto Emergencial: Contribuições das Pesquisas Educacionais

Palavras-chave: Ensino de Língua Portuguesa. Avaliação da Aprendizagem. Ensino Remoto Emergencial. Pesquisa Educacional.

Resumo

O objetivo geral desta pesquisa foi analisar as contribuições das produções científicas nacionais para compreender o processo de avaliação em Língua Portuguesa no contexto do Ensino Remoto. Especificamente buscou-se apresentar um levantamento da produção bibliográfica com intuito de identificar os estudos brasileiros voltados à disciplina de Língua Portuguesa, como também, averiguar quais deles contemplavam a Pedagogia dos Multiletramentos. A partir de uma abordagem qualitativa, recorreu-se a uma pesquisa bibliográfica de cunho exploratório e, para o tratamento de dados, realizou-se uma análise de conteúdo por meio da técnica de análise temático-categorial. Foram selecionados 13 artigos publicados em periódicos nacionais entre os anos de 2020 a 2021, que abordaram a temática do ensino remoto, avaliação da aprendizagem e multiletramentos. Os resultados sugerem que, no período da coleta, as investigações nesta perspectiva eram incipientes. As reflexões deste estudo podem oferecer contribuições para compreender o papel da pesquisa na adequação dos processos avaliativos em Língua Portuguesa no contexto do Ensino Remoto.

Biografia do Autor

Larissa Danieli Candido de Souza, Universidade Federal de Pernambuco

Graduanda em Licenciatura em Letras - Português pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Campus Recife, Departamento de Letras. Recife, PE, Brasil.

Maria Niedja Pereira Martins, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa - Portugal. Realiza pesquisas na área de Avaliação da Aprendizagem, Educação Estatística e processos de Aprendizagem. Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, lotada na Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó – FELCS, RN, Brasil.

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Publicado
2023-12-31
Como Citar
CANDIDO DE SOUZA, L. D.; NIEDJA PEREIRA MARTINS, M. Avaliação da Aprendizagem em Língua Portuguesa no Ensino Remoto Emergencial: Contribuições das Pesquisas Educacionais. Revista Ensin@ UFMS, v. 4, n. 8, p. 174-196, 31 dez. 2023.
Seção
Dossiê