A Narratividade como Processo de Formação: Experiências de uma Professora

Palavras-chave: Narratividade, Trabalho Docente, Pesquisa Narrativa, Escrita

Resumo

Nosso objetivo com este texto é apresentar, de modo narrativo, as experiências de uma professora da Educação Infantil, escritora de livros e também pesquisadora, que encontrou na escrita a possibilidade de refletir sobre suas concepções e práticas docentes. A Pesquisa Narrativa que desenvolveu em um Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado), mobilizada por signos que provocam a construção de novas experiências, possibilitou a compreensão de que, pela narratividade, é possível refletir sobre o próprio trabalho e reconfigurar o ato educativo levando-o ao caminho da inclusão escolar. A necessidade de valorização da narratividade nos espaços de formação docente em serviço é um dos achados da pesquisa que apresentamos neste ensaio, justificado pelas experiências aqui trazidas.

Biografia do Autor

Ana Lúcia de Arruda Ramos Rezende, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Especialização em Psicopedagogia. Faculdades Integradas Toledo, Araçatuba/SP, Brasil.

José Eduardo de Oliveira Evangelista Lanuti, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Três Lagoas (CPTL), Três Lagoas, MS, Brasil.

Referências

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Publicado
2023-12-31
Como Citar
DE ARRUDA RAMOS REZENDE, A. L.; DE OLIVEIRA EVANGELISTA LANUTI, J. E. A Narratividade como Processo de Formação: Experiências de uma Professora. Revista Ensin@ UFMS, v. 4, n. 8, p. 708-720, 31 dez. 2023.
Seção
Relatos de Experiência