A Narratividade como Processo de Formação: Experiências de uma Professora
Resumo
Nosso objetivo com este texto é apresentar, de modo narrativo, as experiências de uma professora da Educação Infantil, escritora de livros e também pesquisadora, que encontrou na escrita a possibilidade de refletir sobre suas concepções e práticas docentes. A Pesquisa Narrativa que desenvolveu em um Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado), mobilizada por signos que provocam a construção de novas experiências, possibilitou a compreensão de que, pela narratividade, é possível refletir sobre o próprio trabalho e reconfigurar o ato educativo levando-o ao caminho da inclusão escolar. A necessidade de valorização da narratividade nos espaços de formação docente em serviço é um dos achados da pesquisa que apresentamos neste ensaio, justificado pelas experiências aqui trazidas.
Referências
CLANDININ, D. J.; CONNELLY, F. M. Pesquisa narrativa: experiencias e história na pesquisa qualitativa. Tradução: Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores. ILEEL/UFU. 2a ed. rev. Uberlândia: EDUFU, 2015.
DELEUZE, G. Proust e os signos. Tradução Antonio Piquet e Roberto Machado. 2a ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.
GRANDO, R. C; NACARATO, A. M; LOPES, C. E. Narrativa de Aula de uma Professora sobre a Investigação Estatística. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 39, n. 4, p. 985-1002, out./dez. 2014. Disponível em: http://www.ufrgs.br/edu_realidade. Acesso em: 12 fev. 2023.
LARROSA, J. B. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação. Jan/Fev/Mar/Abr. nº 19, 2002.
LANUTI, J. E. de O. E. O ensino de matemática – sentidos de uma experiência. Tese (doutorado). Orientador (a)/; Maria Teresa Eglér Mantoan. Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação. Campinas, São Paulo. 2019.
RANCIÈRE, J. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. (Trad. Lílian do Valle). Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
ROCHA. R. O menino que aprendeu a ver. 2a ed. São Paulo: Quinteto Editorial, 1998. Coleção Hora dos Sonhos.
SOARES, M. B. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020. 352 p.
SOARES, M. B. Língua escrita, sociedade e cultura: Relações, dimensões e perspectivas. Revista Brasileira de Educação. Set/Out/Nov/Dez. Nº 0. 1995.
SOARES, M. B. Metamemória-memórias: travessia de uma educadora. São Paulo: Cortez, 2001.
Copyright (c) 2023 Ana Lúcia de Arruda Ramos Rezende, José Eduardo de Oliveira Evangelista Lanuti
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista ENSIN@ UFMS o direito de primeira publicação.
- Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada do artigo (por exemplo, em um repositório institucional ou em um livro), seguindo os critérios da licença Creative Commons CC BY–NC–SA e um reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Ensin@ UFMS.
- Os autores são permitidos e incentivados a distribuírem livremente os artigos publicados na Revista Ensin@ UFMS em suas páginas pessoais e em repositórios institucionais de divulgação científica, após a publicação, sem qualquer período de embargo.
A Revista ENSIN@ UFMS se reserva o direito de publicar os artigos em seu site ou por meio de cópia xerográfica, com a devida citação da fonte.