A Segmentação não-convencional na Escrita de Alunos do Ensino Fundamental: intersecção da relação fala-escrita e de estruturas prosódicas

Palavras-chave: Segmentação não-convencional, Relação fala-escrita, Estruturas prosódicas, Profletras

Resumo

A presente pesquisa foi realizada pelo Programa de Pós-graduação Profissional em Letras (Profletras/UEPB) e tem como objetivo analisar processos de segmentação não-convencional (hipossegmentação e hipersegmentação) na escrita de alunos do 9º ano do ensino fundamental em uma escola pública localizada na cidade de Taperoá-PB, bem como desenvolver uma proposta de intervenção pedagógica na tentativa de minimizar as ocorrências desse tipo de segmentação na escrita dos alunos. Para Fundamentação teórica nos embasamos nos estudos de Abaurre (1991), Tenani (2011), dentre outros no que tange à fonologia prosódica e sua aplicação em processos de segmentação não-convencional na escrita de alunos. A Metodologia foi dividida em três etapas: i) uma coleta de dados com 30 alunos (antes da aplicação da proposta de intervenção), ii) a proposta de intervenção em que aplicamos jogos pedagógicos, recursos textuais e audiovisuais na tentativa de amenizar as segmentações não-convencionais e, iii) uma nova coleta de dados com os mesmos alunos (após a aplicação da proposta de intervenção). Em seguida, comparamos as produções dos discentes antes/depois da intervenção por meio do teste estatístico Qui-quadrado. Como resultados, o estudo mostrou que a utilização de uma proposta de intervenção envolvendo jogos e os recursos textuais e audiovisuais promoveram uma melhoria significativa na escrita dos alunos acerca dos processos de hipossegmentação e hipersegmentação aqui abordados. Concluímos que as estruturas prosódicas da língua funcionam como um potencial gatilho para ativar processos de segmentação não-convencional. Ademais, o uso de proposta de intervenção trouxe contribuição aos discentes no aprendizado de língua portuguesa.

Biografia do Autor

Jucineide Vilar de Melo, Secretaria Estadual da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba

Mestre em Letras pelo Profletras. Universidade Estadual da Paraíba – UEPB. Professora de língua portuguesa da rede estadual de educação da Paraíba pela Secretaria Estadual da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba (SEECT-PB), Campina Grande, PB, Brasil.

Leônidas José da Silva Jr., Universidade Estadual da Paraíba

Doutor em Linguística pelo Proling. Universidade Federal da Paraíba - UFPB, com Pós-Doutorado em Fonética experimental e Fonética forense. Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP/CNPq. Professor associado na Universidade Estadual da Paraíba/Campus III/Departamento de Letras-CH, Guarabira, PB, Brasil. Professor permanente no Programa de Pós-graduação Profissional em Letras (Profletras/UEPB). Bolsista de Produtividade em Pesquisa//CNPq - nível 2.

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Publicado
2023-12-31
Como Citar
VILAR DE MELO, J.; JOSÉ DA SILVA JR., L. A Segmentação não-convencional na Escrita de Alunos do Ensino Fundamental: intersecção da relação fala-escrita e de estruturas prosódicas. Revista Ensin@ UFMS, v. 4, n. 8, p. 152-173, 31 dez. 2023.
Seção
Dossiê