A Segmentação não-convencional na Escrita de Alunos do Ensino Fundamental: intersecção da relação fala-escrita e de estruturas prosódicas
Resumo
A presente pesquisa foi realizada pelo Programa de Pós-graduação Profissional em Letras (Profletras/UEPB) e tem como objetivo analisar processos de segmentação não-convencional (hipossegmentação e hipersegmentação) na escrita de alunos do 9º ano do ensino fundamental em uma escola pública localizada na cidade de Taperoá-PB, bem como desenvolver uma proposta de intervenção pedagógica na tentativa de minimizar as ocorrências desse tipo de segmentação na escrita dos alunos. Para Fundamentação teórica nos embasamos nos estudos de Abaurre (1991), Tenani (2011), dentre outros no que tange à fonologia prosódica e sua aplicação em processos de segmentação não-convencional na escrita de alunos. A Metodologia foi dividida em três etapas: i) uma coleta de dados com 30 alunos (antes da aplicação da proposta de intervenção), ii) a proposta de intervenção em que aplicamos jogos pedagógicos, recursos textuais e audiovisuais na tentativa de amenizar as segmentações não-convencionais e, iii) uma nova coleta de dados com os mesmos alunos (após a aplicação da proposta de intervenção). Em seguida, comparamos as produções dos discentes antes/depois da intervenção por meio do teste estatístico Qui-quadrado. Como resultados, o estudo mostrou que a utilização de uma proposta de intervenção envolvendo jogos e os recursos textuais e audiovisuais promoveram uma melhoria significativa na escrita dos alunos acerca dos processos de hipossegmentação e hipersegmentação aqui abordados. Concluímos que as estruturas prosódicas da língua funcionam como um potencial gatilho para ativar processos de segmentação não-convencional. Ademais, o uso de proposta de intervenção trouxe contribuição aos discentes no aprendizado de língua portuguesa.
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