O ensino de solos: a interdisciplinaridade na sequência didática
Resumo
O presente artigo surge com proposta de uma sequência didática no ensino de solos, de maneira que contemple a interdisciplinaridade entre as diversas áreas da ciência, e que torne possível o conhecimento amplificado dos processos e fenômenos e que de fato, o aluno consiga no final da proposta, compreender de forma dinâmica essa interação e reconhecer a importância que o solo exerce enquanto elemento fundamental da paisagem. Especificamente o artigo aponta sobre como trabalhar o conteúdo de solos no 6º ano do ensino fundamental que é referente ao 3º ciclo dos PCNs. Buscaram-se as diretrizes contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) na abordagem do conteúdo de solos para que a proposta metodológica cumpra as competências e habilidades cobradas pelo mesmo. Aborda-se também, discussões e reflexões acerca do papel do professor na contemporaneidade, propondo metodologias alternativas de ensino, trabalhando de maneira simples atrativa e significativa para que o ensino-aprendizagem se concretize de modo eficaz. Apontou-se sobre a importância do professor de manter-se constantemente atualizado, sugerindo-lhes a formação continuada, a participações em eventos, debates nas universidades, entre outros, pois com o avanço acelerado da tecnologia e da informação, surgem novos direcionamentos no que tange ao ensino, e com isso grandes desafios para os profissionais que atuam na área da Educação.
Referências
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Geografia/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. 156p.
_______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997. 126p.
CAVALCANTI, L. de S. Geografia e prática de ensino. Goiânia: Editora Alternativa, 2002. COSTA, A.A; MESQUITA, N. L. de. Solos e Ensino: A proposta dos livros didáticos de Geografia e dos Parâmetros Curriculares Nacionais. In: Anais... XVI Encontro Nacional dos Geógrafos. 2010, Porto Alegre. 25 e 31 de Julho.
FALCONI, S. Produção de materias didáticos para o ensino de solos. Rio Claro, 2004. 125p. Instituto de Geociências e Ciências Exatas. UNESP, Rio Claro, 2004. Dissertação de mestrado.
PONTUSCHKA, N.N. (Org.); OLIVEIRA, A.U. (Org.). Geografia em Perspectiva. 4ª. ed. São Paulo: Contexto, 2013. v.1. 383p.
SILVA e MELO. Kits Didáticos, Recursos Didáticos e o Ensino da Geografia. In: Anais... I Encontro Nacional dos Grupos PET de Geografia. 2006, UFU, Uberlândia. 12 a 15 de Setembro.
TADIOTTO, L. B.; BOGADO, S. R; SPANCESKI, J. L. O ensino de Geografia e o aprendizado na escola. São Miguel do Iguaçú, 2010. Disponível em: < http://www.faesi.com.br/nucleo-de-pesquisa-cientifica/75-portal-do-saber/220-o-ensino-de-geografia-e-o-aprendizado-na-escola> Acesso em: 01 out. 2015.
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista ENSIN@ UFMS o direito de primeira publicação.
- Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada do artigo (por exemplo, em um repositório institucional ou em um livro), seguindo os critérios da licença Creative Commons CC BY–NC–SA e um reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Ensin@ UFMS.
- Os autores são permitidos e incentivados a distribuírem livremente os artigos publicados na Revista Ensin@ UFMS em suas páginas pessoais e em repositórios institucionais de divulgação científica, após a publicação, sem qualquer período de embargo.
A Revista ENSIN@ UFMS se reserva o direito de publicar os artigos em seu site ou por meio de cópia xerográfica, com a devida citação da fonte.