A Política de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva no contexto da Política Neoliberal

Palavras-chave: Política Educacional, Educação Especial, Formação de Professores

Resumo

Este artigo objetiva analisar a proposta de educação inclusiva articulada às políticas de educação especial escolar, no âmbito das políticas educacionais estruturadas no contexto da mediação política e econômica neoliberal. Faz-se um exercício analítico-crítico, aportado no materialismo histórico-dialético, movimentando a técnica da análise documental. O trabalho indica a estruturação formal de uma proposta de educação inclusiva no Brasil de forma concomitante à formalização da agenda político-econômica neoliberal, caracterizando as políticas de inclusão por profunda contradição, a saber: há amplas conquistas no âmbito da estrutura jurídico normativa do Estado, mas tendo de ser viabilizadas orçamentariamente a partir de propostas de gestão do Estado obediente às regras fiscais centradas em matrizes de redução de custos.

Biografia do Autor

Paulo Fioravante Giareta, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFP), com Estágio Pós-Doutoral em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu_CPTL), líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Formação de Professores (GForP) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus de Três Lagoas (CPTL), Três Lagoas, MS, Brasil.

Iracema de Souza Reis, Secretaria Municipal de Educação e Cultura do Município de Bataguassu

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Formação de Professores (GForP) da UFMS-CPTL. Professora vinculada à Secretaria Municipal de Educação e Cultura do Município de Bataguassu/MS, Brasil.

Felipe de Lima Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Formação de Professores (GForP) da UFMS-CPTL.

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Publicado
2023-12-31
Como Citar
GIARETA, P. F.; REIS, I. DE S.; SILVA, F. DE L. A Política de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva no contexto da Política Neoliberal. Revista Ensin@ UFMS, v. 4, n. 8, p. 521-548, 31 dez. 2023.
Seção
Artigos