Ponto de Vista em Linguística Textual: Efeitos Argumentativos e Aplicações no Ensino de Língua Portuguesa

Palavras-chave: Ponto de vista;, Argumentação, Compreensão textual, Ensino de língua portuguesa

Resumo

Este artigo, cuja base teórica se pauta pelos postulados da Linguística Textual em suas interfaces com perspectivas ligadas à análise dos textos em uso, propõe uma reflexão sobre a relevância do ponto de vista (RABATEL, 2016) para a proposição de atividades pedagógicas de língua portuguesa. Considerado como manifestação linguageira de percepções valoradas sobre objetos de discurso, o ponto de vista é elemento fundamental para a argumentação inerente a qualquer texto (AMOSSY, 2011). Imbuídos dessa visão, assumimos, com Cavalcante et al. (2022), que esse arcabouço é fundamental para a descrição teórica do funcionamento dos textos em contexto. Para que isso fique claro, apresentamos, inicialmente, a conceituação sobre visada argumentativa e dimensão argumentativa; seguimos a exposição destrinchando a relação do ponto de vista com as instâncias enunciativas do locutor e do enunciador, para propor duas atividades pedagógicas de compreensão de textos, cujos comentários mostram a pertinência da relação entre formação teórica sólida e atuação docente consistente.

Biografia do Autor

Valdinar Custódio Filho, Universidade Estadual do Ceará

Mestre e Doutor em Linguística pela Universidade Federal do Ceará, Professor adjunto K do Curso de Letras e do Mestrado Profissional em Letras (Profletras) da Universidade Estadual do Ceará Fortaleza, CE, Brasil.

Mônica Magalhães Cavalcante, Universidade Federal do Ceará

Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará e doutora em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco. Pós-doutora em Linguística pela Unicamp. Atualmente, é bolsista CNPq de Produtividade em Pesquisa nível PQ-1. Docente da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil.

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Publicado
2023-12-31
Como Citar
CUSTÓDIO FILHO, V.; CAVALCANTE, M. M. Ponto de Vista em Linguística Textual: Efeitos Argumentativos e Aplicações no Ensino de Língua Portuguesa. Revista Ensin@ UFMS, v. 4, n. 8, p. 379-403, 31 dez. 2023.
Seção
Dossiê