Sexualidade e Gênero: Quais as Concepções de Professores e Estudantes de uma Escola de Ensino Médio sobre a Temática Apresentada?
Resumo
O presente estudo objetiva promover uma reflexão sobre a importância da abordagem da temática sexualidade e gênero na escola para o reconhecimento, promoção e proteção da cidadania de estudantes LGBTI+. Pautados em uma metodologia qualitativa de investigação, mapeou-se o que pensam professores e estudantes do ensino médio de uma escola da rede pública estadual no município de Saquarema sobre a relevância da temática. Foram realizadas dez entrevistas individuais com professores, e um questionário com questões fechadas e abertas, respondido por dez estudantes. Para a análise e interpretação das informações construídas na pesquisa de campo, utilizou-se a técnica da Análise de Livre Interpretação (ALI). Os resultados apontam para a predominância de um currículo e práticas que silenciam as discussões relacionadas à diversidade sexual e de gênero, com prejuízos ao reconhecimento e respeito ao ser humano em suas infinitas formas de ser e existir. Sendo assim, nessa escola onde a pesquisa foi realizada não se discute ações de enfrentamento e combate ao preconceito e discriminação contra a população LGBTI+. Nesse contexto, o presente artigo buscou contribuir para a reflexão e discussão da temática diversidade sexual e de gênero na escola, entendendo a sua importância na promoção dos direitos humanos, visando formar uma sociedade livre de ódio, violência e discriminação contra a população LGBTI+.
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