Sexualidade e Gênero: Quais as Concepções de Professores e Estudantes de uma Escola de Ensino Médio sobre a Temática Apresentada?

Palavras-chave: Ensino Médio, Sexualidade, Gênero

Resumo

O presente estudo objetiva promover uma reflexão sobre a importância da abordagem da temática sexualidade e gênero na escola para o reconhecimento, promoção e proteção da cidadania de estudantes LGBTI+. Pautados em uma metodologia qualitativa de investigação, mapeou-se o que pensam professores e estudantes do ensino médio de uma escola da rede pública estadual no município de Saquarema sobre a relevância da temática. Foram realizadas dez entrevistas individuais com professores, e um questionário com questões fechadas e abertas, respondido por dez estudantes. Para a análise e interpretação das informações construídas na pesquisa de campo, utilizou-se a técnica da Análise de Livre Interpretação (ALI). Os resultados apontam para a predominância de um currículo e práticas que silenciam as discussões relacionadas à diversidade sexual e de gênero, com prejuízos ao reconhecimento e respeito ao ser humano em suas infinitas formas de ser e existir. Sendo assim, nessa escola onde a pesquisa foi realizada não se discute ações de enfrentamento e combate ao preconceito e discriminação contra a população LGBTI+. Nesse contexto, o presente artigo buscou contribuir para a reflexão e discussão da temática diversidade sexual e de gênero na escola, entendendo a sua importância na promoção dos direitos humanos, visando formar uma sociedade livre de ódio, violência e discriminação contra a população LGBTI+.

Biografia do Autor

Ivo Marins, Instituto Federal do Rio de Janeiro

Professor Especialista. Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Nilópolis, RJ, Brasil.

Marcus Vinícius Pereira, Instituto Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Educação em Ciências e Saúde pela UFRJ, com pós-doutorado na FE-USP, Docente do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Nilópolis, RJ, Brasil.

Giselle Rôças, Instituto Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Docente do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Nilópolis, RJ, Brasil.

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Publicado
2023-12-31
Como Citar
MARINS, I.; PEREIRA, M. V.; RÔÇAS, G. Sexualidade e Gênero: Quais as Concepções de Professores e Estudantes de uma Escola de Ensino Médio sobre a Temática Apresentada?. Revista Ensin@ UFMS, v. 4, n. 8, p. 562-580, 31 dez. 2023.
Seção
Artigos