A Construção do Tópico Discursivo em Redações do ENEM
Resumo
Este trabalho teve origem na análise e na correção de redações de estudantes pré-universitários da rede pública de ensino médio no município de Barreira - CE. Baseando-se em abordagens teóricas de autores como Cavalcante (2017), Sá (2018), Jubran (1992, 1996 e 2002) e Marcuschi (2006), o objetivo principal é aplicar o quadro tópico proposto por Cavalcante et al. (2022) e estabelecer a relação entre o tópico discursivo e o texto dissertativo-argumentativo. A metodologia utilizada consiste na correção de exemplares de textos dissertativos-argumentativos, levando em consideração as contribuições de Jubran sobre as características da construção e desenvolvimento desse tipo de texto, como a centração e organicidade, que contribuem para sua coerência. Segundo Cavalcante et al. (2022), a coerência é um elemento essencial para a composição de um texto, sendo compreendido como uma unidade de comunicação e sentido. Conclui-se que o tópico discursivo desempenha um papel crucial no foco informacional do texto, garantindo a integridade do sentido. Isso foi comprovado através da aplicação do quadro tópico nas redações analisadas, demonstrando a importância do tópico discursivo na construção de textos coesos e coerentes no gênero dissertativo-argumentativo.
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Copyright (c) 2023 Katson Silva Maia , Mariza Angélica Paiva Brito , Maiara Sousa Soares, Kleiane Bezerra de Sá
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