A Construção do Tópico Discursivo em Redações do ENEM

Palavras-chave: Tópico discursivo, Centração, Organicidade, Quadro tópico, Texto dissertativo-argumentativo

Resumo

Este trabalho teve origem na análise e na correção de redações de estudantes pré-universitários da rede pública de ensino médio no município de Barreira - CE. Baseando-se em abordagens teóricas de autores como Cavalcante (2017), Sá (2018), Jubran (1992, 1996 e 2002) e Marcuschi (2006), o objetivo principal é aplicar o quadro tópico proposto por Cavalcante et al. (2022) e estabelecer a relação entre o tópico discursivo e o texto dissertativo-argumentativo. A metodologia utilizada consiste na correção de exemplares de textos dissertativos-argumentativos, levando em consideração as contribuições de Jubran sobre as características da construção e desenvolvimento desse tipo de texto, como a centração e organicidade, que contribuem para sua coerência. Segundo Cavalcante et al. (2022), a coerência é um elemento essencial para a composição de um texto, sendo compreendido como uma unidade de comunicação e sentido. Conclui-se que o tópico discursivo desempenha um papel crucial no foco informacional do texto, garantindo a integridade do sentido. Isso foi comprovado através da aplicação do quadro tópico nas redações analisadas, demonstrando a importância do tópico discursivo na construção de textos coesos e coerentes no gênero dissertativo-argumentativo.

Biografia do Autor

Katson Silva Maia , Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Graduado. Membro do Grupo de Estudos em Linguística Textual – GELT. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Instituto de Linguagens e Literaturas. Acarape, Ceará, Brasil.

Mariza Angélica Paiva Brito , Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Doutora em Linguística. Líder do GELT/CNPq. Vice-líder do Protexto/UFC. Pesquisadora Funcap. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Instituto de Linguagens e Literaturas. Coordenação de Letras Português. Redenção, CE, Brasil.

Maiara Sousa Soares, Universidade Federal do Ceará

Mestra em Linguística. Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós- Graduação em Linguística, Departamento de Linguística Fortaleza, CE, Brasil.

Kleiane Bezerra de Sá , Instituto Federal do Ceará

Doutora em Linguística. Docente do Instituto Federal do Ceará, Curso Superior em Letras, Campus-Tauá, CE, Brasil.

Referências

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Publicado
2023-12-31
Como Citar
SILVA MAIA , K.; ANGÉLICA PAIVA BRITO , M.; SOUSA SOARES, M.; BEZERRA DE SÁ , K. A Construção do Tópico Discursivo em Redações do ENEM. Revista Ensin@ UFMS, v. 4, n. 8, p. 31-48, 31 dez. 2023.
Seção
Dossiê