Gênero “Relato Pessoal” como Contribuição para a Escrita de Alunos do Ensino Fundamental

Palavras-chave: Leitura, Prosa escolar, Relato pessoal, Interação e colaboração

Resumo

Este artigo trata-se do recorte de dissertação apresentada ao programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras), do campus de Três Lagoas, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, na área de concentração linguagens e letramentos. O trabalho teve como objetivo geral contribuir para o desenvolvimento da habilidade de escrita de alunos do ensino fundamental. A pesquisa-ação se utilizou da aplicação de uma “proposta de intervenção” sobre o gênero pessoal ‘relato pessoal’, de modo a contribuir eficazmente com problemas de aprendizagem identificados em avalições externas (AAP: Avaliação da Aprendizagem em Processo trata-se de uma avaliação com o intuito de diagnosticar o nível de aprendizado dos estudantes matriculados na rede estadual de ensino do Estado de São Paulo)  e a preencher as lacunas encontradas em análise do material didático. A partir do pressuposto de que o texto deve ser o ponto de partida, bem como o ponto de chegada das aulas de língua portuguesa (GERALDI, 1993), tendo em vista que os gêneros textuais são ações sociodiscursivas, partimos da hipótese de que expor o aluno a leituras e escritas diárias, sem intenções avaliativas, com correções entre os pares e autoavaliações, pode contribuir para a escrita do gênero textual relato pessoal, bem como para o processo de letramento. Os resultados mostraram que a leitura é capaz de aprimorar a escrita dos alunos, propiciando, inclusive, a eclosão da subjetividade em suas escrituras, assim como, leituras compartilhadas embasaram as produções escritas, e por fim, a prática de autoavaliações e correções colaborativas e dialogadas apontaram melhorias consideráveis nas habilidades de escrita dos educandos.

Biografia do Autor

Priscila Barboza Gomes de Souza, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Mestre em Letras. Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Três Lagoas (CPTL), Três Lagoas, MS, Brasil.

Silvelena Cosmo Dias, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Doutora em Linguística Aplicada pela UNICAMP/IEL. Professora-Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas. Docente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras), do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLetras) e do curso de graduação em Letras.

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Publicado
2023-12-31
Como Citar
BARBOZA GOMES DE SOUZA, P.; COSMO DIAS, S. Gênero “Relato Pessoal” como Contribuição para a Escrita de Alunos do Ensino Fundamental . Revista Ensin@ UFMS, v. 4, n. 8, p. 304-326, 31 dez. 2023.
Seção
Dossiê