Gênero “Relato Pessoal” como Contribuição para a Escrita de Alunos do Ensino Fundamental
Resumo
Este artigo trata-se do recorte de dissertação apresentada ao programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras), do campus de Três Lagoas, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, na área de concentração linguagens e letramentos. O trabalho teve como objetivo geral contribuir para o desenvolvimento da habilidade de escrita de alunos do ensino fundamental. A pesquisa-ação se utilizou da aplicação de uma “proposta de intervenção” sobre o gênero pessoal ‘relato pessoal’, de modo a contribuir eficazmente com problemas de aprendizagem identificados em avalições externas (AAP: Avaliação da Aprendizagem em Processo trata-se de uma avaliação com o intuito de diagnosticar o nível de aprendizado dos estudantes matriculados na rede estadual de ensino do Estado de São Paulo) e a preencher as lacunas encontradas em análise do material didático. A partir do pressuposto de que o texto deve ser o ponto de partida, bem como o ponto de chegada das aulas de língua portuguesa (GERALDI, 1993), tendo em vista que os gêneros textuais são ações sociodiscursivas, partimos da hipótese de que expor o aluno a leituras e escritas diárias, sem intenções avaliativas, com correções entre os pares e autoavaliações, pode contribuir para a escrita do gênero textual relato pessoal, bem como para o processo de letramento. Os resultados mostraram que a leitura é capaz de aprimorar a escrita dos alunos, propiciando, inclusive, a eclosão da subjetividade em suas escrituras, assim como, leituras compartilhadas embasaram as produções escritas, e por fim, a prática de autoavaliações e correções colaborativas e dialogadas apontaram melhorias consideráveis nas habilidades de escrita dos educandos.
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