Uma Jornada rumo à Maturidade Pessoal em Ana Z., aonde vai você?: Prática de Leitura no Ensino Fundamental II

Palavras-chave: Leitura literária, Novela, Estética da Recepção, Relações intertextuais, Rotina de Leitura

Resumo

Este artigo apresenta uma proposta de leitura de narrativas longas com a novela Ana Z., aonde vai você? (2018), de Marina Colasanti. O trabalho é propositivo, foi elaborado no âmbito do curso Profletras/Unemat, campus Cáceres/MT, para estudantes do ensino fundamental que, como sabemos devido a nossa atuação no magistério, não possuem muita experiência com leituras literárias mais extensas, como novelas e romances. Dessa forma, ao proporcionarmos um momento acolhedor e compartilhado para ler em sala de aula, esperamos atingir nosso objetivo: instigar os alunos à prática de ler romances, criando, para isso, uma rotina de leitura por capítulos. Por fim, a metodologia desta proposição contempla as relações intertextuais, conforme Samoyault (2008) e está estruturada com base nas premissas da Estética da Recepção (JAUSS, 1994; 2002).

Biografia do Autor

Paula Adriana Greff, Universidade do Estado de Mato Grosso

Mestrado Profissional em Letras - PROFLetras. Universidade do Estado de Mato Grosso- UNEMAT, Cáceres, MT, Brasil.

Vera Lúcia da Rocha Maquêa, Universidade do Estado de Mato Grosso

Pós-doutorado em Literaturas africanas de língua portuguesa e de língua francesa pela Université Lumiere Lyon 2, França. Professora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários – PPGEL e do Programa de Mestrado Profissional em Letras – Profletras, da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) campus Cáceres. Mato Grosso. Brasil

Referências

AGUIAR, V. T; BORDINI, M. G. Literatura: a formação do leitor- alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988.

BARBOSA, E. B; COCCO, M. H. O ético e o estético no ensino de literatura: o sujeito e sua experiência. Revista A cor das Letras. Feira de Santana, v. 20, n. 2, p. 104-122, 2019.

BARTHES, R. Aula: aula inaugural da cadeira de semiologia literária do Colégio de França, pronunciada dia 7 de janeiro de 1977. Tradução: Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Cultrix, 2007.

CARROLL, L. Alice no País das Maravilhas. Tradução: André Cristi. São Paulo: Mojo, 2021.

COLASANTI, M. Ana Z., aonde vai você?. 14. ed. São Paulo: Ática, 2018.

JAUSS, H. R. A história da literatura como provocação à teoria literária. Tradução: Sérgio Tellaroli. São Paulo: Ática, 1994.

JAUSS, H. R. O texto poético na mudança de horizonte de leitura. Tradução: Marion S. Hirschmann, Rosane V. Lopes. In: LIMA, L. C. (Org). Teoria da literatura em suas fontes. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 2002. p. 873-925.

JENNY, L. A estratégia da forma. Tradução: Laura Crabbé Rocha. In: JENNY, L. et al. Intertextualidades. Coimbra: Livraria Almedina, 1979. p. 5-49.

LADEIRA, J. G. As mil e uma noites. Série Reencontro. 11. ed. São Paulo: Scipione, 1999.

PERRONE-MOISÉS, L. Consideração intempestiva sobre o ensino da literatura. In: PERRONE-MOISÉS, L. Inútil poesia. São Paulo: Companhia das letras, 2000. p. 345-351.

PETIT, M. A arte de ler ou como resistir à adversidade. Tradução: Arthur Bueno, Camila Boldrini. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2010.

SAMOYAULT, T. A intertextualidade. Tradução: Sandra Nitrini. São Paulo: Aderaldo & Rothschild, 2008.

SANTAELLA, L. Leitura de imagens. São Paulo: Melhoramentos, 2012.

SILVA, V. M. T. Literatura Infantil Brasileira: um guia para professores e promotores de leitura. Belo Horizonte: RHJ, 2009a.

SILVA, V. M. T. Leitura literária & outras leituras: impasses e alternativas no trabalho do professor. 2. ed. Goiânia: RHJ, 2009b.

STIERLE, K. O que significa a recepção dos textos ficcionais. Tradução: Heidrun Krieger, Luís Costa Lima, Peter Naumann. In: LIMA, L. C. A literatura e o leitor: textos da estética da recepção. 2. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1979. p. 67-84.

ZILBERMAN, R. Estética da recepção e história da literatura. São Paulo: Ática, 1989.

Publicado
2023-12-31
Como Citar
GREFF, P. A.; DA ROCHA MAQUÊA, V. L. Uma Jornada rumo à Maturidade Pessoal em Ana Z., aonde vai você?: Prática de Leitura no Ensino Fundamental II. Revista Ensin@ UFMS, v. 4, n. 8, p. 455-477, 31 dez. 2023.
Seção
Dossiê