Da Teoria à Prática: A Implementação das Atividades do Caderno Pedagógico “Artigo de Opinião” em Sala de Aula
Resumo
A pesquisa realizada teve como proposta melhorar a argumentação e a produção textual usando o gênero artigo de opinião na prática pedagógica com estudantes do nono ano do Ensino Fundamental. Para tanto, a pesquisa qualitativa interpretativa, de cunho interventivo, mobilizou o Plano de Trabalho Docente, uma proposta didática versada por Gasparin (2009), com respaldo na Pedagogia Histórico-Crítica. Visando alcançar o objetivo propositivo: Construir um caderno pedagógico para ser implementado em turmas do nono ano do Ensino Fundamental, tendo o gênero artigo de opinião como instrumento mediador, foram estabelecidos objetivos específicos, tais como implementar as atividades do caderno pedagógico, em sala de aula e avaliar o avanço qualitativo na escrita dos estudantes, especialmente quanto à capacidade de argumentação. O caderno pedagógico com atividades a serem implementadas, de forma sequenciada, na sala de aula foi elaborado seguindo etapas pré-definidas. Inicialmente, os alunos do nono ano, em 2022, foram submetidos a uma atividade diagnóstica de produção de artigo de opinião e, após a análise dos textos produzidos, iniciou-se a implementação do caderno pedagógico nas turmas dos alunos em questão. Para finalizar a pesquisa, com o término das atividades propostas no caderno pedagógico, foi realizada uma nova avaliação para comparação dos resultados com a atividade diagnóstica aplicada no início da pesquisa. O resultado final da produção textual apontou um salto qualitativo na habilidade de produção escrita dos alunos, especialmente na produção de argumentos. O presente artigo apresenta um recorte da pesquisa, e relata a implementação do caderno pedagógico.
Referências
ANTUNES, I. Gramática contextualizada: limpando “o pó das ideias simples”. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003, p. 269.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. 2017.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Resolução CNE/CEB 7/2010. Diário Oficial da União, Brasília, 15 de dezembro de 2010.
CEARÁ. Secretaria da Educação. Documento Curricular Referencial do Ceará. Disponível em: https://www.seduc.ce.gov.br/2020/02/21/seduc-divulga-documento-curricular-para-educacao-infantil-e-ensino-fundamental/. Acesso em: 09 out. 2022.
CHAVES, M. Meio ambiente é expressão de um desígnio de amor e de verdade. O hoje. Goiânia, 08 jun. 2021. Opinião. Disponível em: https://ohoje.com/noticia/artigo/n/1316749/t/meio-ambiente-e-expressao-de-um-designio-de-amor-e-de-verdade/. Acesso em: 05 jan. 2022.
FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. 3.ed. Tradução: Joice Elias Costa. São Paulo: Artmed, 2009.
GASPARIN, J. L. Uma Didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. 5. ed. Campinas: Autores Associados, 2009.
GASPARIN, J. L.; PETENUCCI, M. C. (2008). Pedagogia histórico-crítica: da teoria à prática no contexto escolar. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2289-8.pdf. Acesso em: 27 jan. 2022.
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 2016. 9788524925573. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788524925573/. Acesso em: 19 nov. 2022.
PEREIRA, A. Q. Cidades reféns dos automóveis. Diário do Nordeste. Fortaleza, 27 jun. 2022 Opinião. Disponível em: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/opiniao/colunistas/alexandre-queiroz-pereira/cidades-refens-dos-automoveis-1.3248562. Acesso em: 02 jul. 2022.
PEREIRA, A. Q. O estranho caso da cidade feita de açúcar. Diário do Nordeste. Fortaleza, 04 abr. 2022. Opinião. Disponível em: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/opiniao/colunistas/alexandre-queiroz-pereira/o-estranho-caso-da-cidade-feita-de-acucar-1.3212568. Acesso em: 02 jul. 2022.
PEREIRA, A. Q. Reestruturação, refuncionalização, requalificação e revitalização. Diário do Nordeste. Fortaleza, 21 fev.2022. Opinião. Disponível em: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/opiniao/colunistas/alexandre-queiroz-pereira/reestruturacao-refuncionalizacao-requalificacao-e-revitalizacao-1.3194445. Acesso em: 02 jul. 2022.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11.ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2011.
VIGOTSKY, L. S. A Construção do Pensamento e da Linguagem. São Paulo: Martins Fontes; 2000.
Copyright (c) 2023 Maria do Socorro Silva Nascimento, Patrícia Cristina de Oliveira Duarte, Roberta Negrão de Araújo
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista ENSIN@ UFMS o direito de primeira publicação.
- Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada do artigo (por exemplo, em um repositório institucional ou em um livro), seguindo os critérios da licença Creative Commons CC BY–NC–SA e um reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Ensin@ UFMS.
- Os autores são permitidos e incentivados a distribuírem livremente os artigos publicados na Revista Ensin@ UFMS em suas páginas pessoais e em repositórios institucionais de divulgação científica, após a publicação, sem qualquer período de embargo.
A Revista ENSIN@ UFMS se reserva o direito de publicar os artigos em seu site ou por meio de cópia xerográfica, com a devida citação da fonte.