Da Teoria à Prática: A Implementação das Atividades do Caderno Pedagógico “Artigo de Opinião” em Sala de Aula

Palavras-chave: Ensino Fundamental, Artigo de opinião, Caderno Pedagógico, Pedagogia Histórico-Crítica

Resumo

A pesquisa realizada teve como proposta melhorar a argumentação e a produção textual usando o gênero artigo de opinião na prática pedagógica com estudantes do nono ano do Ensino Fundamental. Para tanto, a pesquisa qualitativa interpretativa, de cunho interventivo, mobilizou o Plano de Trabalho Docente, uma proposta didática versada por Gasparin (2009), com respaldo na Pedagogia Histórico-Crítica. Visando alcançar o objetivo propositivo: Construir um caderno pedagógico para ser implementado em turmas do nono ano do Ensino Fundamental, tendo o gênero artigo de opinião como instrumento mediador, foram estabelecidos objetivos específicos, tais como implementar as atividades do caderno pedagógico, em sala de aula e avaliar o avanço qualitativo na escrita dos estudantes, especialmente quanto à capacidade de argumentação. O caderno pedagógico com atividades a serem implementadas, de forma sequenciada, na sala de aula foi elaborado seguindo etapas pré-definidas. Inicialmente, os alunos do nono ano, em 2022, foram submetidos a uma atividade diagnóstica de produção de artigo de opinião e, após a análise dos textos produzidos, iniciou-se a implementação do caderno pedagógico nas turmas dos alunos em questão. Para finalizar a pesquisa, com o término das atividades propostas no caderno pedagógico, foi realizada uma nova avaliação para comparação dos resultados com a atividade diagnóstica aplicada no início da pesquisa. O resultado final da produção textual apontou um salto qualitativo na habilidade de produção escrita dos alunos, especialmente na produção de argumentos. O presente artigo apresenta um recorte da pesquisa, e relata a implementação do caderno pedagógico.

Biografia do Autor

Maria do Socorro Silva Nascimento, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Mestra em Letras pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede – PROFLETRAS, pela Universidade Estadual do Norte do Paraná/Campus Cornélio Procópio, PR, Brasil. Professora efetiva da Educação Básica na Escola Municipal José Aldemir da Silva, município de Horizonte, no Ceará e da Escola Estadual João Nogueira Jucá, em Fortaleza, CE, Brasil.

Patrícia Cristina de Oliveira Duarte, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Docente na Universidade Estadual do Norte do Paraná/Centro de Letras, Comunicação e Artes, Campus Jacarezinho, PR, Brasil.

Roberta Negrão de Araújo, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Doutora em Ensino pela Universidade Estadual de Londrina. Docente Permanente do PROFLETRAS/Universidade Estadual do Norte do Paraná. Campus Cornélio Procópio, PR, Brasil.

 

 

Referências

ANTUNES, I. Gramática contextualizada: limpando “o pó das ideias simples”. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003, p. 269.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. 2017.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Resolução CNE/CEB 7/2010. Diário Oficial da União, Brasília, 15 de dezembro de 2010.

CEARÁ. Secretaria da Educação. Documento Curricular Referencial do Ceará. Disponível em: https://www.seduc.ce.gov.br/2020/02/21/seduc-divulga-documento-curricular-para-educacao-infantil-e-ensino-fundamental/. Acesso em: 09 out. 2022.

CHAVES, M. Meio ambiente é expressão de um desígnio de amor e de verdade. O hoje. Goiânia, 08 jun. 2021. Opinião. Disponível em: https://ohoje.com/noticia/artigo/n/1316749/t/meio-ambiente-e-expressao-de-um-designio-de-amor-e-de-verdade/. Acesso em: 05 jan. 2022.

FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. 3.ed. Tradução: Joice Elias Costa. São Paulo: Artmed, 2009.

GASPARIN, J. L. Uma Didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. 5. ed. Campinas: Autores Associados, 2009.

GASPARIN, J. L.; PETENUCCI, M. C. (2008). Pedagogia histórico-crítica: da teoria à prática no contexto escolar. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2289-8.pdf. Acesso em: 27 jan. 2022.

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 2016. 9788524925573. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788524925573/. Acesso em: 19 nov. 2022.

PEREIRA, A. Q. Cidades reféns dos automóveis. Diário do Nordeste. Fortaleza, 27 jun. 2022 Opinião. Disponível em: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/opiniao/colunistas/alexandre-queiroz-pereira/cidades-refens-dos-automoveis-1.3248562. Acesso em: 02 jul. 2022.

PEREIRA, A. Q. O estranho caso da cidade feita de açúcar. Diário do Nordeste. Fortaleza, 04 abr. 2022. Opinião. Disponível em: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/opiniao/colunistas/alexandre-queiroz-pereira/o-estranho-caso-da-cidade-feita-de-acucar-1.3212568. Acesso em: 02 jul. 2022.

PEREIRA, A. Q. Reestruturação, refuncionalização, requalificação e revitalização. Diário do Nordeste. Fortaleza, 21 fev.2022. Opinião. Disponível em: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/opiniao/colunistas/alexandre-queiroz-pereira/reestruturacao-refuncionalizacao-requalificacao-e-revitalizacao-1.3194445. Acesso em: 02 jul. 2022.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11.ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2011.

VIGOTSKY, L. S. A Construção do Pensamento e da Linguagem. São Paulo: Martins Fontes; 2000.

Publicado
2023-12-31
Como Citar
SILVA NASCIMENTO, M. DO S.; DE OLIVEIRA DUARTE, P. C.; NEGRÃO DE ARAÚJO, R. Da Teoria à Prática: A Implementação das Atividades do Caderno Pedagógico “Artigo de Opinião” em Sala de Aula. Revista Ensin@ UFMS, v. 4, n. 8, p. 197-221, 31 dez. 2023.
Seção
Dossiê