Mediações Contextuais de Leituras nas Aulas de Língua Portuguesa: Uma Proposição do PROFLetras

Palavras-chave: Leitura, Mediação, Contextualização, Aula, Língua Portuguesa

Resumo

O presente artigo é um recorte de uma dissertação do mestrado profissional em letras (PROFLETRAS), programa que direciona seus estudos a área de Linguagens e Letramentos, possibilitando aos professores aprimorarem suas práticas pedagógicas, através do estudo, da investigação e da reflexão. Este traz uma discussão sobre a mediação de leitura em sala de aula, de forma que oportunize a potencialização da formação leitora e a ampliação das habilidades leitoras dos alunos. Feita as considerações iniciais sobre o ‘sabor’ e o ‘saber’ concernente à leitura, discorre-se sobre as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) acerca do processo de mediação da leitura. Prossegue-se com uma discussão a acerca do processo em sala de aula para formação de leitores críticos e encerra-se tratando do processo de mediação da leitura desenvolvido pela/na escola. A abordagem das concepções e práticas de mediação pedagógica de leitura deste artigo estão ancoradas nos seguintes pressupostos teóricos: Santos et al (2009), Solé (2003), Neves et al (2004) Vygotsky (2007), Martins (1994), Oliveira (1993), Freire (1987; 2003), Cosson (2015; 2021), Colomer (2007), dentre outros. Por fim, apreende-se, através desse aporte teórico, a importância do processo de mediação da leitura na sala de aula.

Biografia do Autor

Maria Aparecida Alves de Oliveira, Universidade Estadual de Feira de Santana

Mestranda em Letras (ProfLetras) pela Universidade Estadual de Feira de Santana, BA, Brasil

Francisco Fábio Pinheiro de Vasconcelos, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutorado em Letras e Linguística (Estudos Literários) pela Universidade Federal de Alagoas (2010). Professor titular do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana, BA, Brasil.

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Publicado
2023-12-31
Como Citar
ALVES DE OLIVEIRA, M. A.; PINHEIRO DE VASCONCELOS, F. F. Mediações Contextuais de Leituras nas Aulas de Língua Portuguesa: Uma Proposição do PROFLetras. Revista Ensin@ UFMS, v. 4, n. 8, p. 345-362, 31 dez. 2023.
Seção
Dossiê