Mediações Contextuais de Leituras nas Aulas de Língua Portuguesa: Uma Proposição do PROFLetras
Resumo
O presente artigo é um recorte de uma dissertação do mestrado profissional em letras (PROFLETRAS), programa que direciona seus estudos a área de Linguagens e Letramentos, possibilitando aos professores aprimorarem suas práticas pedagógicas, através do estudo, da investigação e da reflexão. Este traz uma discussão sobre a mediação de leitura em sala de aula, de forma que oportunize a potencialização da formação leitora e a ampliação das habilidades leitoras dos alunos. Feita as considerações iniciais sobre o ‘sabor’ e o ‘saber’ concernente à leitura, discorre-se sobre as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) acerca do processo de mediação da leitura. Prossegue-se com uma discussão a acerca do processo em sala de aula para formação de leitores críticos e encerra-se tratando do processo de mediação da leitura desenvolvido pela/na escola. A abordagem das concepções e práticas de mediação pedagógica de leitura deste artigo estão ancoradas nos seguintes pressupostos teóricos: Santos et al (2009), Solé (2003), Neves et al (2004) Vygotsky (2007), Martins (1994), Oliveira (1993), Freire (1987; 2003), Cosson (2015; 2021), Colomer (2007), dentre outros. Por fim, apreende-se, através desse aporte teórico, a importância do processo de mediação da leitura na sala de aula.
Referências
BAGNO, M. Preconceito Linguístico: o que é, como se faz. São Paulo: Loyola, 2006.
BRASIL. Base nacional comum curricular. 3ª versão revisada, Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 18 set. 2023.
COLOMER, T. Andar entre livros: a leitura literária na escola. São Paulo: Global, 2007.
COSSON, R. A prática da leitura literária na escola: mediação ou ensino? Nuances: estudos sobre Educação. Presidente Prudente- SP, v.26, n. 3, p. 161-173, set/dez. 2015. Disponível em: https://dx.doi.org/10.14572/nuances.v26i3.3735. Acesso em: 18 set. 2023.
COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2021.
FREIRE, P, 1921-1997. A importância do ato de ler. São Paulo: Moderna, 2003.
FRIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GUEDES, P. C; SOUZA, J. M. de. Leitura e escrita são tarefas da escola e não só do professor de português. In: NEVES, Iara Conceição Bitencout; SOUZA, Jusamara Vieira; SCHÃFFER, Neiva Otero; GUEDES, Paulo Coimbra; KLUSENER, Renita (orgs.). Ler e escrever: Compromisso de todas as áreas. Porto Alegre: UFRGS, 2004.
IPL - INSTITUTO PRÓ-LIVRO. Retratos da Leitura no Brasil. 5ª ed. São Paulo, 2019. Disponível em: https://www.prolivro.org.br/5a-edicao-de-retratos-da-leitura-no-brasil-2/a-pesquisa-5a-edicao/. Acesso em 09 de dez. de 2023.
LÁZARO, A. Prefácio. In: SANTOS, Fabiano dos; MARQUES NETO, José Castilho; ROSING, Tania M. K. (orgs.). Mediação de Leitura: discussões e alternativas para a formação de leitores. São Paulo: Global, 2009.
MARTINS, M. H. O que é leitura. 19 ed. São Paulo: Brasiliense, 1994
OLIVEIRA. M. Koll de. Vygotsky. Aprendizado e desenvolvimento: Um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1993.
POSSENTI, S. Sobre o Ensino de português na escola. In: GERALDI, João Wanderley. O texto na sala de aula. São Paulo: Anglo, 2012.
ROJO, R. H. R. Multiletramentos na escola. Roxane Rojo, Eduardo Moura [orgs.]. – São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
SANTOS, F. dos. Agentes de leitura: inclusão social e cidadania cultural. In: SANTOS, Fabiano dos; NETO, José Castilho Marques; ROSING, Tania M. K. (orgs.). Mediação de Leitura: discussões e alternativas para a formação de leitores. São Paulo: Global, 2009.
SILVA, E. T. Formação de Leitores Literários. In: SANTOS, Fabiano dos; MARQUES NETO, José Castilho; ROSING, Tania M. K. (orgs.). Mediação de Leitura: discussões e alternativas para a formação de leitores. São Paulo: Global, 2009.
SOLÉ, I. Ler, leitura, compreensão: “sempre falamos da mesma coisa?” Porto Alegre: Artmed, 2003.
SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
SOUZA, R. J; FEBA, B. L. T. (orgs.). Leitura Literária na escola: reflexões e propostas na perspectiva do letramento. Campinas: Mercado de Letras, 2011.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins fontes, 2007.
WEISZ, T. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. 2. ed. São Paulo: Ática, 2002.
Copyright (c) 2023 Maria Aparecida Alves de Oliveira, Francisco Fábio Pinheiro de Vasconcelos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista ENSIN@ UFMS o direito de primeira publicação.
- Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada do artigo (por exemplo, em um repositório institucional ou em um livro), seguindo os critérios da licença Creative Commons CC BY–NC–SA e um reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Ensin@ UFMS.
- Os autores são permitidos e incentivados a distribuírem livremente os artigos publicados na Revista Ensin@ UFMS em suas páginas pessoais e em repositórios institucionais de divulgação científica, após a publicação, sem qualquer período de embargo.
A Revista ENSIN@ UFMS se reserva o direito de publicar os artigos em seu site ou por meio de cópia xerográfica, com a devida citação da fonte.