Em Cena: Uma Proposta de Leitura Semiótica do Santo e a Porca, de Ariano Suassuna, para o 9º ano, através de Oficinas em um Caderno Didático

Palavras-chave: Leitura literária, Ensino de literatura, Semiótica, Teatro Ariano Suassuna

Resumo

Esta pesquisa tem por temática a leitura semiótica da peça teatral: “O Santo e a Porca”, de Ariano Suassuna, à luz da teoria semiótica de Charles Sanders Peirce, por meio de oficinas em um caderno didático. O objetivo geral foi propor um caderno de atividades didáticas de leitura com base na semiótica a partir de imagens literárias da obra “O Santo e a Porca”, de Ariano Suassuna, como contributo para formação do leitor e, como específicos: refletir sobre a formação do leitor literário; explorar imagens literárias/semióticas da obra em estudo; refletir sobre o gênero dramático na sala de aula; e explorar o potencial imagético e identitário da obra. Este artigo está vinculado à pesquisa de Mestrado Profissional em Letras da Universidade de Pernambuco, Campus Mata Norte, concluído em 2023. A metodologia é de pesquisa qualitativa. Para a realização desta pesquisa, refletimos sobre o autor, sua obra, aulas espetáculos e entrevistas por ele concedidas. Tivemos alguns aportes teóricos como Vassalo (1993); no percurso da Semiótica: Santaella (2003), Nöth (2017), Pignatari (2004) e Fontanille (2019). Para o texto teatral: Magaldi (1998) e Grazioli (2019); sobre leitura literária: Freire (1993), Rojo (2012, 2017), Cosson (2014), Lajolo (1988), Solé (1998), Zilberman (2009), Colomer (2003) e outros. Os resultados obtidos demonstraram que o procedimento teórico apoiado na semiótica peirciana, alinhado a uma metodologia de ensino de leitura sistematizada, pode ser aplicada ao texto literário com promoção da compreensão das imagens sugeridas pelo texto, com alargamento das semioses vivenciadas pelo leitor.

Biografia do Autor

Maria Ducilene Medeiros Carneiro, Universidade de Pernambuco

Mestra em Letras pela Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Mata Norte.

José Jacinto dos Santos Filho, Universidade de Pernambuco

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Mata Norte.

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Publicado
2023-12-31
Como Citar
CARNEIRO, M. D. M.; DOS SANTOS FILHO, J. J. Em Cena: Uma Proposta de Leitura Semiótica do Santo e a Porca, de Ariano Suassuna, para o 9º ano, através de Oficinas em um Caderno Didático. Revista Ensin@ UFMS, v. 4, n. 8, p. 222-248, 31 dez. 2023.
Seção
Dossiê