Em Cena: Uma Proposta de Leitura Semiótica do Santo e a Porca, de Ariano Suassuna, para o 9º ano, através de Oficinas em um Caderno Didático
Resumo
Esta pesquisa tem por temática a leitura semiótica da peça teatral: “O Santo e a Porca”, de Ariano Suassuna, à luz da teoria semiótica de Charles Sanders Peirce, por meio de oficinas em um caderno didático. O objetivo geral foi propor um caderno de atividades didáticas de leitura com base na semiótica a partir de imagens literárias da obra “O Santo e a Porca”, de Ariano Suassuna, como contributo para formação do leitor e, como específicos: refletir sobre a formação do leitor literário; explorar imagens literárias/semióticas da obra em estudo; refletir sobre o gênero dramático na sala de aula; e explorar o potencial imagético e identitário da obra. Este artigo está vinculado à pesquisa de Mestrado Profissional em Letras da Universidade de Pernambuco, Campus Mata Norte, concluído em 2023. A metodologia é de pesquisa qualitativa. Para a realização desta pesquisa, refletimos sobre o autor, sua obra, aulas espetáculos e entrevistas por ele concedidas. Tivemos alguns aportes teóricos como Vassalo (1993); no percurso da Semiótica: Santaella (2003), Nöth (2017), Pignatari (2004) e Fontanille (2019). Para o texto teatral: Magaldi (1998) e Grazioli (2019); sobre leitura literária: Freire (1993), Rojo (2012, 2017), Cosson (2014), Lajolo (1988), Solé (1998), Zilberman (2009), Colomer (2003) e outros. Os resultados obtidos demonstraram que o procedimento teórico apoiado na semiótica peirciana, alinhado a uma metodologia de ensino de leitura sistematizada, pode ser aplicada ao texto literário com promoção da compreensão das imagens sugeridas pelo texto, com alargamento das semioses vivenciadas pelo leitor.
Referências
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução de M. E. G. Gomes Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 2000. p. 277-326.
BARCELOS, H. Desenvolvimento da linguagem teatral da criança. Revista de Teatro da SBAT - Seminário de Teatro Infantil. Serviço Nacional de Teatro - MEC, 1975. p. 30-34.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017.
CANDIDO, A. Dialética da malandragem. In: CANDIDO, A. O discurso e a cidade. São Paulo, Duas Cidades, 1993.
COSSON, R. Letramento Literário: teoria e prática. 2ª ed. 2ª reimpressão, São Paulo: Contexto, 2012.
FIORIN, J. L. Interdiscursividade e intertextualidade. In: BRAIT, B. (Org.). Bakhtin: outros conceitos chave. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2006, p. 161-193.
GALVÃO, C. S. M; GALVÃO, A. M. Santo Antônio: a realidade e o mito. São Paulo: Editora Vozes, 1996.
GRAZIOLI, F. T. Teatro de se ler: o texto teatral e a formação do leitor. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2007.
MACHADO, N. et al. A competências para ensinar no século XXI. A formação dos
professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2002.
NOTH, W; SANTAELLA, L. Introdução à semiótica. São Paulo: Paulus, 2017.
PEIRCE, C. S. Semiótica. Trad. José Teixeira Coelho Neto. São Paulo: Perspectiva, 2017.
PIGNATARI, D. Semiótica e Literatura. São Paulo: Perspectiva, 1974.
SANTAELLA, L; NOTH, W. Imagem, Cognição, Semiótica, Mídia. 2.ed. São Paulo:
Iluminuras, 1999.
SANTAELLA, L; NOTH, W. Introdução à semiótica: passo a passo para compreender signos e significação / Winfried Noth, Lúcia Santaela. São Paulo, 2017.
SILVA, L. da. Aululária e O Santo e a Porca: a intersecção do cômico. Dissertação de Mestrado em Estudos Literários, Culturais e Interartes. Faculdade de Letras da Universidade do Porto, setembro de 2015.
SITTA, M; POTRICH, C. Teatro: espaço de educação, tempo para a sensibilidade. Passo Fundo: UPF, 2005. p. 142.
SUASSUNA, A. O Santo e a Porca. Organização Maria Amélia Mello; ilustrações
Zelia Suassuna. Rio de Janeiro: José Olympio, 2003.
SUASSUNA, A. Revista de Língua Portuguesa. Um autor sem medo de adjetivos,
editora segmento. Ano II, número 21. 2007.
SUASSUNA, A. Aula-espetáculo na FACAMP, em 2009. Disponível em www.youtube.com/watch?=M3MSqbE2r04. Acesso: 22 de agosto de 2022
SUASSUNA, A. Aula-espetáculo na SINPROSP, em 29 de setembro de 2011, acessada. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=AXqWyMK_vQE. Acesso: 24 de agosto de 2022.
VÍDEO CURTA METRAGEM. Cordel: A chegada de Ariano Suassuna no céu - Klévisson Viana e Bule-Bule vídeo apresentado por Rolandro Boldrin. https://www.youtube.com/watch?v=F8CYYCxkqyE). Acesso: 18 out. 2022.
ZILBERMAN, R.; RÖSING, T. M. K. (Org.). Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009. p. 17-39.
Copyright (c) 2023 Maria Ducilene Medeiros Carneiro, José Jacinto dos Santos Filho
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista ENSIN@ UFMS o direito de primeira publicação.
- Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada do artigo (por exemplo, em um repositório institucional ou em um livro), seguindo os critérios da licença Creative Commons CC BY–NC–SA e um reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Ensin@ UFMS.
- Os autores são permitidos e incentivados a distribuírem livremente os artigos publicados na Revista Ensin@ UFMS em suas páginas pessoais e em repositórios institucionais de divulgação científica, após a publicação, sem qualquer período de embargo.
A Revista ENSIN@ UFMS se reserva o direito de publicar os artigos em seu site ou por meio de cópia xerográfica, com a devida citação da fonte.