O Trabalho de Leitura e de Escrita na EJA com o Gênero Relato de Experiência

Palavras-chave: Leitura e escrita, Educação de jovens e adultos, Relato de Experiência

Resumo

Este artigo apresenta o desenvolvimento de uma proposta interventiva no âmbito do Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS realizada em uma escola pública, no Estado de Mato Grosso, na modalidade da Educação de Jovens e Adultos. Objetivou-se demonstrar como ocorreu o processo de produção do gênero textual Relato de Experiência, a partir da leitura e da escrita de textos com a temática superação. O resultado desta pesquisa demonstrou que os alunos tinham o que dizer, e sabiam para quem dizer, em suas produções autorais. Concluiu-se que o trabalho de leitura e de escrita contribuiu para o desenvolvimento de alunos mais participativos, comprometidos e produtores de conhecimentos linguísticos.

Biografia do Autor

Seuline Assunção Souza Domingues da Silva, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Mestra em Letras. Universidade do Estado de Mato Grosso, Faculdade de Educação e Linguagem / Cáceres, MT, Brasil. Bolsista/doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM/CAPES/PROEX). Técnica em Assuntos Educacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT). Professora efetiva da rede estadual de Mato Grosso.

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Publicado
2023-12-31
Como Citar
ASSUNÇÃO SOUZA DOMINGUES DA SILVA, S. O Trabalho de Leitura e de Escrita na EJA com o Gênero Relato de Experiência. Revista Ensin@ UFMS, v. 4, n. 8, p. 363-378, 31 dez. 2023.
Seção
Dossiê