“Eu pensava em Variação Linguística só como Regionalismos”: Aprimoramento de Saberes no PROFLetras por meio da Disciplina Gramática, Variação e Ensino
Resumo
Este trabalho apresenta uma análise do desenvolvimento de “Gramática, Variação e Ensino”, presente no rol de disciplinas obrigatórias do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS). Trata-se da abordagem de pontos relevantes verificados no decorrer das atividades no segundo semestre de 2022, com uma turma de nove mestrandos ingressantes naquele ano, na unidade da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em Três Lagoas. Ofertado em rede nacional, o PROFLETRAS visa à capacitação de professores de Língua Portuguesa para a docência no Ensino Fundamental e se coloca como uma importante política pública para a melhoria do ensino no país. O estudo da temática justifica-se pela necessidade de conhecer com maior profundidade como as noções desenvolvidas no âmbito da Sociolinguística, base teórica adotada, são recebidas pelos docentes mestrandos e, secundariamente, pelos seus alunos. Nesse sentido, este texto tem como objetivo geral analisar o percurso de crescimento de habilidades que possibilitam reconhecer e lidar com a variação linguística em sala de aula, detalhando, em específico, como as impressões iniciais da turma sobre variação linguística, captadas em momentos dialógicos específicos e na rotina das aulas, vão se transformando no sentido de se aproximar mais dos saberes científicos constituídos sobre o tema. Os procedimentos metodológicos consistiram, então, em cotejar as falas iniciais dos mestrandos e seus seminários, apresentados na segunda parte da disciplina. Os resultados apontam que, no decorrer dos encontros, houve um refinamento de conhecimentos, que levou os participantes a uma compreensão mais ampla sobre a variação linguística, norteada pelo desenvolvimento científico já disponível na área.
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