Experiências de Alunos com as Metodologias Ativas: O Projeto “Nosso Rio em Crônicas e Poesias”
Resumo
O presente estudo, de cunho qualitativo, tem por objetivo analisar os resultados do uso de metodologias ativas de aprendizagem colocadas em prática através de um projeto pedagógico intitulado “Nosso rio em crônicas e poesias”, bem como refletir sobre a relevância do estudo das experiências ocorridas em sala de aula. Para analisar os resultados, buscamos embasamento teórico em autores como Dewey (1950, 1978), Hernández (1998), Moran (2018), Miccoli (2006, 2007, 2014), Carvalho; Rosa; Moraes Filho (2022), entre outros. O corpus constituiu-se do conteúdo de um diário de bordo escrito pelos alunos envolvidos no referido projeto. Consideramos que os alunos demonstraram interesse pela pesquisa, através da observação do questionamento crítico e reflexivo, da busca por respostas e das tomadas de decisões mostradas nos narrativas, revelando, assim, a postura de protagonistas de suas aprendizagens. Além disso, o envolvimento ativo dos alunos no processo de investigação e produção permitiu o aprimoramento de habilidades e competências relacionadas à leitura, à produção e à interpretação textual. Fica evidente que o uso de metodologias ativas de aprendizagem baseadas em projetos permite o desenvolvimento de diversas competências e habilidades no campo do saber. Reconhecemos ainda que conhecer experiências retratadas a partir da visão de alunos e professores permite maior compreensão dos processos que ocorrem no contexto escolar e possibilitam reflexão sobre as práticas docentes.
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