Modelo Educacional de um acelerador magnético circular de partículas

Palavras-chave: Acelerador de partículas, Ensino de Física, Maquete Educativa, Impressora 3D, Arduino Nano

Resumo

Neste trabalho são apresentados os resultados da experiência de projetar e construir uma maquete educativa de um acelerador de partículas, fazendo a conexão com o acelerador de partículas real, por meio de uma explicação sucinta e qualitativa de conceitos teóricos envolvidos, visando a contribuição com o ensino e divulgação de física. Na primeira parte introduzimos de forma simples e conceitual os conceitos e leis físicas envolvidas no Acelerador de Partículas real, elaboramos uma explicação sobre a aceleração de partículas carregadas, os efeitos relativísticos, o fenômeno da colisão de partículas eletricamente carregadas se movimentando a velocidades próximas da luz e os seus resultados surpreendentes, explicados pela Física da Eletrodinâmica Quântica. Na segunda parte, descrevemos a construção da nossa versão do acelerador de partículas como maquete educativa, elaboramos uma descrição das partes físicas do acelerador desenhadas e logo impressas em impressora 3D, da construção da bobina, dos circuitos elétricos de controle e potência comandados pelo uso de uma placa de Arduino Nano com seu respectivo programa. Como objeto motivador e de divulgação da física, esta maquete foi apresentada em evento de Extensão da nossa unidade universitária no evento “Venha nos Conhecer” de 2023 para fornecer um melhor entendimento sobre estes fenômenos aos alunos e professores de ensino médio da nossa região.

Biografia do Autor

Victor Ciro Solano Reynoso, Universidade Estadual Paulista

Doutor em Ciências (UNICAMP). Docente da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (FEIS), Departamento de Física Química (DFQ), Ilha Solteira, SP, Brasil.

Mario Pinto Carneiro Junior, Universidade Estadual Paulista

Mestre em Ensino de Matemática. Assistente de Suporte Acadêmico II, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (FEIS), Departamento de Física Química (DFQ), Ilha Solteira, SP, Brasil.

Referências

ALONSO M., FINN, E. J., Física, Cap 41 - A estrutura Fundamental da Matéria, Editora Addison-Wesley Iberoamericana España, S. A., 1999.

ALONSO M., FINN, E. J., Física, Cap 20 – Processos de Alta Energia, Editora Addison-Wesley Iberoamericana España, S. A., 1999.

KAMADA, W. Ciclos de Modelagens: Uma Proposta com Arduino no Ensino de Física. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, São Paulo, 2018.

LNLS. Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, Instituto de pesquisa científica em Campinas, São Paulo. Disponível em: https://lnls.cnpem.br/sirius/como-funciona-o-sirius/. Acesso em: 20 ago. 2023.

PUJOL FILLATE A., CAPELL ARQUÉS C., CPAN, Ingenius 2010, Acelerador de partículas “Maqueta educativa”. Disponível em: 25 (i-cpan.es). Acesso em: 20 ago. 2023.

Publicado
2023-12-31
Como Citar
SOLANO REYNOSO, V. C.; PINTO CARNEIRO JUNIOR, M. Modelo Educacional de um acelerador magnético circular de partículas. Revista Ensin@ UFMS, v. 4, n. 8, p. 721-746, 31 dez. 2023.
Seção
Relatos de Experiência