Modelo Educacional de um acelerador magnético circular de partículas
Resumo
Neste trabalho são apresentados os resultados da experiência de projetar e construir uma maquete educativa de um acelerador de partículas, fazendo a conexão com o acelerador de partículas real, por meio de uma explicação sucinta e qualitativa de conceitos teóricos envolvidos, visando a contribuição com o ensino e divulgação de física. Na primeira parte introduzimos de forma simples e conceitual os conceitos e leis físicas envolvidas no Acelerador de Partículas real, elaboramos uma explicação sobre a aceleração de partículas carregadas, os efeitos relativísticos, o fenômeno da colisão de partículas eletricamente carregadas se movimentando a velocidades próximas da luz e os seus resultados surpreendentes, explicados pela Física da Eletrodinâmica Quântica. Na segunda parte, descrevemos a construção da nossa versão do acelerador de partículas como maquete educativa, elaboramos uma descrição das partes físicas do acelerador desenhadas e logo impressas em impressora 3D, da construção da bobina, dos circuitos elétricos de controle e potência comandados pelo uso de uma placa de Arduino Nano com seu respectivo programa. Como objeto motivador e de divulgação da física, esta maquete foi apresentada em evento de Extensão da nossa unidade universitária no evento “Venha nos Conhecer” de 2023 para fornecer um melhor entendimento sobre estes fenômenos aos alunos e professores de ensino médio da nossa região.
Referências
ALONSO M., FINN, E. J., Física, Cap 41 - A estrutura Fundamental da Matéria, Editora Addison-Wesley Iberoamericana España, S. A., 1999.
ALONSO M., FINN, E. J., Física, Cap 20 – Processos de Alta Energia, Editora Addison-Wesley Iberoamericana España, S. A., 1999.
KAMADA, W. Ciclos de Modelagens: Uma Proposta com Arduino no Ensino de Física. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, São Paulo, 2018.
LNLS. Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, Instituto de pesquisa científica em Campinas, São Paulo. Disponível em: https://lnls.cnpem.br/sirius/como-funciona-o-sirius/. Acesso em: 20 ago. 2023.
PUJOL FILLATE A., CAPELL ARQUÉS C., CPAN, Ingenius 2010, Acelerador de partículas “Maqueta educativa”. Disponível em: 25 (i-cpan.es). Acesso em: 20 ago. 2023.
Copyright (c) 2023 Victor Ciro Solano Reynoso, Mario Pinto Carneiro Junior
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista ENSIN@ UFMS o direito de primeira publicação.
- Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada do artigo (por exemplo, em um repositório institucional ou em um livro), seguindo os critérios da licença Creative Commons CC BY–NC–SA e um reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Ensin@ UFMS.
- Os autores são permitidos e incentivados a distribuírem livremente os artigos publicados na Revista Ensin@ UFMS em suas páginas pessoais e em repositórios institucionais de divulgação científica, após a publicação, sem qualquer período de embargo.
A Revista ENSIN@ UFMS se reserva o direito de publicar os artigos em seu site ou por meio de cópia xerográfica, com a devida citação da fonte.